ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

(dr) Legionella Control International

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma “diminuição acentuada de casos de legionella”.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na zona de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde às torres de refrigeração no Centro de Distribuição Longa Vida, em Matosinhos, suspensas desde o dia 17 de novembro.

“Desde que foi suspenso o funcionamento das referidas torres de refrigeração, verificou-se uma diminuição acentuada do número de casos de Doença dos Legionários, na referida área geográfica. Decorridos 14 dias, período de incubação da referida doença, não ocorreu nenhum novo caso de doença”, lê-se no comunicado, citado pelo Observador.

A ARS do Norte informou ainda que os últimos dois casos notificados na passada sexta-feira “correspondem a doentes cujo início de sintomas se verificou na primeira quinzena de novembro”.

“Tendo em conta que a Legionella é uma bactéria ubíqua, é expectável que surjam novos casos, não associáveis a este cluster“, adiantou ainda. O surto nesta região já matou 10 pessoas e fez 88 infetados.

“As Autoridades de Saúde locais, em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, continuam atentos a esta situação e tomarão as medidas adicionais que se revelem necessárias ao controlo da situação, em estreita colaboração com a Direção-Geral da Saúde”, remata o comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Herdeiro do império Samsung condenado a dois anos e meio de prisão

Um tribunal em Seul condenou o herdeiro do império Samsung a dois anos e meio de prisão no novo julgamento pela participação no esquema de corrupção da ex-Presidente sul-coreana. O Tribunal Superior de Seul decidiu impor …

Portugal regista 6.702 casos e 167 mortes, novo máximo de óbitos

Portugal contabilizou esta segunda-feira 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico …

Com críticas a Marcelo e provocações a Ventura, Mayan foi correr por "um Portugal mais liberal"

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves, acompanhado pelo presidente da Iniciativa Liberal (IL), fez este domingo uma corrida, em Lisboa, que considerou ser mais um treino para Belém e para um “Portugal mais liberal”. O ponto …

João Ferreira começou o dia a falar de habitação. E acabou a distribuir exemplares da Constituição aos mais jovens

O candidato presidencial apoiado pelo PCP defendeu, este domingo, que o Presidente da República deve usar de todos os seus poderes para tentar que seja criada uma nova lei da habitação, tema que considera ser "um …

Louçã rouba o protagonismo a Marisa Matias e tenta "desviar" votos socialistas

Marisa Matias acusou as autoridades e os poderes públicos em Portugal de terem falhado na preparação da nova vaga da pandemia. No entanto, foi Francisco Louçã quem roubou o protagonismo. O oitavo dia de campanha de …

Despachos do Governo regularizaram provisoriamente mais de 356 mil imigrantes

Mais de 356 mil imigrantes com processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ficaram regularizados de forma provisória em 2020, ao abrigo de dois despachos publicados na sequência do estado de calamidade devido …

Ex-diretor do FBI compara Donald Trump a "chefe da máfia"

James Comey, antigo diretor do FBI, disse que os Estados Unidos enfrentam "dias perigosos" perante a saída do atual Presidente, Donald Trump. O ex-diretor do FBI James Comey disse, este domingo, que os Estados Unidos enfrentam …

UE pede libertação imediata de Navalny. Opositor impedido de contactar defesa

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou no domingo "inaceitável" a detenção do opositor Alexei Navalny pelos serviços prisionais russos (FSIN) à sua chegada a Moscovo, apelando às autoridades daquele país para o libertarem …

Há três portugueses na corrida ao prémio de Melhor Autarca do Mundo

Os presidentes das Câmaras de Lisboa, de Cascais e de Braga integram a lista de 81 nomeados ao prémio de Melhor Autarca do Mundo. Fernando Medina, Carlos Carreiras e Ricardo Rio correm contra os autarcas …

"É um triunfo da vida contra os negacionistas". Brasil inicia vacinação e fala-se em impeachment de Bolsonaro

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, aplicou este domingo a primeira dose da vacina contra a doença, em São Paulo, após a aprovação de duas vacinas pela entidade reguladora brasileira. A …