Quase 500 turcos no banco dos réus por suspeitas de conspiração contra Erdogan

Sedat Suna / EPA

Tentativa de golpe de estado militar na Turquia – população protesta contra o Golpe

Um julgamento contra 486 pessoas acusadas de envolvimento na tentativa fracassada de golpe de Estado de 15 de julho de 2016 na Turquia, o maior processo judicial do caso até hoje, foi aberto esta terça-feira num tribunal da prisão de Sincan, em Ancara, segundo a agência Anadolu.

Os acusados são, na sua maioria, militares de alta categoria suspeitos de terem dirigido o motim na base aérea de Akinci, no noroeste da capital, considerada pelo Governo como a sede do golpe e de onde teriam sido enviadas as ordens para bombardear o Parlamento turco na noite do golpe.

O Ministério Público acusa-os de assassinato, violação da Constituição e tentativa de assassinar o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. Dos suspeitos, 461 estão em prisão preventiva e 18 em liberdade condicional à espera de julgamento, enquanto outros sete são considerados foragidos da Justiça.

Entre os que serão julgados à revelia destaca-se o clérigo islamita Fethullah Gülen, que vive exilado nos EUA e é apontado por Ancara como o mentor da tentativa de golpe, pelo que o Governo turco pede a sua extradição.

Outro procurado é o teólogo Adil Öksüz, que é acusado pelo Ministério Público de coordenar a ação golpista em território turco. Öksüz foi detido após o golpe, mas foi colocado em liberdade pouco tempo depois.

Já o ex-chefe da força aérea Akin Öztürk, que terá supostamente dirigido as ações na base aérea de Akinci, vai estar presente no banco dos réus.

Na noite de 15 para 16 de julho do ano passado, unidades militares saíram às ruas e tomaram pontos estratégicos do país, como as duas pontes sobre o Estreito de Bósforo em Istambul e os aeroportos internacionais dessa cidade e de Ancara.

Os golpistas bombardearam com caças e helicópteros o palácio presidencial, o Parlamento e a sede do órgão de segurança em Ancara. Em Istambul, os militares também abriram fogo contra grupos de pessoas que saíram para manifestar contra os golpistas.

No total, 248 pessoas morreram durante os confrontos daquela noite e, desde então, milhares de supostos membros da organização de Gülen foram detidos ou destituídos, muitos deles integrantes das forças armadas, da polícia, da justiça e de universidades.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …