/

Quase 46% das crianças portuguesas nascem fora do casamento

sxc

-

Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística, numa notícia avançada hoje pelo jornal Público, os portugueses têm mais filhos fora do casamento do que os espanhóis.

Segundo o jornal, o estudo do INE conclui que a percentagem de nados-vivos fora do casamento foi de 45,6% em 2012 em Portugal, sendo os valores do país vizinho de 35,3%.

A par da análise do número de filhos fora do casamento, o estudo incidiu-se igualmente na esperança média de vida saudável acima dos 65 anos. Em Portugal, este valor está nos 6,4 anos de vida saudável depois dos 65 anos para as mulheres, ao passo que em Espanha as mulheres contam com 9,2 anos de vida saudável acima desta idade.

Esta análise, apoiada em valores de 2011, indica que os homens espanhóis contam com mais 9,7 anos de vida saudável depois dos 65 anos, ao passo que para os homens portugueses apenas 7,9 anos depois dos 65 serão anos saudáveis, refere o Público.

A comparação dos dados entre os dois países incide também no número de matrimónios entre 2003 e 2012, tendo a taxa de nupcialidade caído de 5,1 casamentos por mil habitantes para 3,3 em Portugal, enquanto que em Espanha, a diminuição foi de 5,0 para 3,6.

As três principais causas de morte, segundo o jornal, são iguais nos dois países, sendo a maior parte das mortes provocadas por doenças do aparelho circulatório, tumores e doenças do aparelho respiratório.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.