Os quasares produzem tsunamis devastadores que “rasgam” galáxias

ESA / NASA

 

O telescópio Hubble revelou os fluxos mais energéticos alguma vez visto no Universo, que emanam de quasares e atravessam o espaço interestelar, como um tsunami, causando estragos em galáxias.

Os quasares são núcleos brilhantes e compactos de galáxias distantes que podem brilhar mil vezes mais que as galáxias hospedeiras de centenas de milhões de estrelas. Os seus principais motores são buracos negros supermassivos cheios de poeira, gás e estrelas.

Quasares são criados quando um buraco negro devora matéria e emite radiação intensa. Alimentadas pela pressão de radiação do buraco negro, as explosões empurram o material para fora do centro da galáxia em fluxos de ejeção que se aceleram a velocidades impressionantes que são apenas uma pequena percentagem da velocidade da luz.

“Estas ejeções são cruciais para entender a formação de galáxias”, disse Nahum Arav, professor no Departamento de Física, parte do Colégio de Ciências da Virginia Tech, e investigador principal do estudo, em comunicado. “Empurram centenas de massas solares de material por ano. A quantidade de energia mecânica transportada por esses fluxos de saíde é centenas de vezes maior que a luminosidade de toda a galáxia da Via Láctea”.

Os ventos do quasar espalham-se pelo disco da galáxia, varrendo violentamente materiais que formariam novas estrelas. Segundo o estudo, publicado este mês na revista científica Astrophysical Journal Supplements, a radiação empurra gás e poeira para distâncias muito maiores do que os cientistas pensavam anteriormente, criando um evento em toda a galáxia.

À medida que este tsunami cósmico colide com material interestelar, a sua temperatura sobe para milhares de milhões de graus, onde o material brilha amplamente em raios-X, mas também em todo o espectro de luz. Quem testemunhasse esse evento, veria um espetáculo de fogo de artifício.

A equipa também descobriu outro fluxo que acelera mais rapidamente do que qualquer outro. O fluxo aumentou de quase 69 milhões de quilómetros por hora para aproximadamente 78 milhões de quilómetros por hora durante um período de três anos. Os cientistas acreditam que a sua aceleração continuará a aumentar com o passar do tempo.

Os astrónomos conseguiram ver a velocidade vertiginosa do gás acelerado pelo vento do quasar, observando as “impressões digitais” espectrais da luz incandescente do gás. Os dados ultravioleta do Hubble mostram que essas características de absorção mudaram no espectro devido ao rápido movimento do gás pelo Espaço.

A simulação numérica da evolução das galáxias sugere que estes fluxos de saída podem explicar alguns enigmas cosmológicos importantes, como a razão pela qual os astrônomos observam tão poucas galáxias grandes no Universo e a razão pela qual há uma relação entre a massa da galáxia e a massa do seu buraco negro central.

O estudo mostra que estes fluxos de saída poderosos de quasares devem prevalecer no Universo primitivo.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …