Quartos para estudantes universitários já custam mais de 500 euros

Um estudo da consultora imobiliária JLL, divulgado pelo Jornal de Notícias, indica que a renda de um quarto para um estudante universitário já pode ultrapassar os 500 euros e a tendência é para os preços aumentarem.

Os estudantes universitários têm cada vez mais dificuldade em encontrar alojamentos a preços acessíveis – ou, pelo menos, suportáveis. No entanto, esta é a tendência que se deve manter nos próximos tempos, já que a procura é muito elevada para uma oferta tão escassa.

Em Lisboa e no Porto, arrendar um quarto já custa mais de 500 euros. Segundo Maria Empis, responsável pelo departamento de consultoria estratégica e research da imobiliária JLL, o preço médio nas duas principais cidades portuguesas ronda os 550 euros.

O Jornal de Notícias adianta que, todos os anos, há quase 200.000 estudantes, do quais 43.000 estrangeiros, a procurar alojamento no período letivo, uma tarefa que não é nada fácil.

O aumento das rendas é atribuído ao bom momento económico que se vive em Portugal, mas também ao crescimento do turismo e à chegada dos estudantes estrangeiros pela fama das universidades nacionais.

Apesar de em Lisboa e no Porto o preço médio ultrapassar os 500 euros, os estudantes de Braga e Coimbra estão também a sofrer com a falta de oferta e com o aumento da especulação imobiliária, aponta o jornal.

Estima-se que no Porto faltem 3.500 camas e em Lisboa, 10 mil. Ainda assim, há projetos de construção em curso para equilibrar a oferta. “Há vários projetos em pipeline, sabemos que há interesse de fundos estrangeiros em investir neste segmento”, revela Marta Empis.

“É uma grande janela de oportunidade para os players nacionais e internacionais, porque a população estudantil tende a aumentar e há uma enorme ausência de oferta, quer em termos de quantidade quer de diversidade”, diz ao JN Hugo Santos Ferreira, vice-presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Especulação isso sim, bom momento económico quem é que o vive? Quanto a mim estão-se a gerar todos os ingredientes necessários para mais um estoiro na economia e a culpa não é apenas de quem governa!.

    • E o nosso primeiro-ministro que o diga que em 10 meses dobrou o preço de um imóvel. Maior especulador que o nosso pm não há.

  2. Não há muito tempo ouvi falar (e vi escrito) , sobre rendas económicas…! Como é que estará esse assunto? Ou foi só para não estarem calados, esses “socialistas” da treta???

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …