Quartos para estudantes universitários já custam mais de 500 euros

Um estudo da consultora imobiliária JLL, divulgado pelo Jornal de Notícias, indica que a renda de um quarto para um estudante universitário já pode ultrapassar os 500 euros e a tendência é para os preços aumentarem.

Os estudantes universitários têm cada vez mais dificuldade em encontrar alojamentos a preços acessíveis – ou, pelo menos, suportáveis. No entanto, esta é a tendência que se deve manter nos próximos tempos, já que a procura é muito elevada para uma oferta tão escassa.

Em Lisboa e no Porto, arrendar um quarto já custa mais de 500 euros. Segundo Maria Empis, responsável pelo departamento de consultoria estratégica e research da imobiliária JLL, o preço médio nas duas principais cidades portuguesas ronda os 550 euros.

O Jornal de Notícias adianta que, todos os anos, há quase 200.000 estudantes, do quais 43.000 estrangeiros, a procurar alojamento no período letivo, uma tarefa que não é nada fácil.

O aumento das rendas é atribuído ao bom momento económico que se vive em Portugal, mas também ao crescimento do turismo e à chegada dos estudantes estrangeiros pela fama das universidades nacionais.

Apesar de em Lisboa e no Porto o preço médio ultrapassar os 500 euros, os estudantes de Braga e Coimbra estão também a sofrer com a falta de oferta e com o aumento da especulação imobiliária, aponta o jornal.

Estima-se que no Porto faltem 3.500 camas e em Lisboa, 10 mil. Ainda assim, há projetos de construção em curso para equilibrar a oferta. “Há vários projetos em pipeline, sabemos que há interesse de fundos estrangeiros em investir neste segmento”, revela Marta Empis.

“É uma grande janela de oportunidade para os players nacionais e internacionais, porque a população estudantil tende a aumentar e há uma enorme ausência de oferta, quer em termos de quantidade quer de diversidade”, diz ao JN Hugo Santos Ferreira, vice-presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Especulação isso sim, bom momento económico quem é que o vive? Quanto a mim estão-se a gerar todos os ingredientes necessários para mais um estoiro na economia e a culpa não é apenas de quem governa!.

    • E o nosso primeiro-ministro que o diga que em 10 meses dobrou o preço de um imóvel. Maior especulador que o nosso pm não há.

  2. Não há muito tempo ouvi falar (e vi escrito) , sobre rendas económicas…! Como é que estará esse assunto? Ou foi só para não estarem calados, esses “socialistas” da treta???

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …