Quartos para estudantes universitários já custam mais de 500 euros

Um estudo da consultora imobiliária JLL, divulgado pelo Jornal de Notícias, indica que a renda de um quarto para um estudante universitário já pode ultrapassar os 500 euros e a tendência é para os preços aumentarem.

Os estudantes universitários têm cada vez mais dificuldade em encontrar alojamentos a preços acessíveis – ou, pelo menos, suportáveis. No entanto, esta é a tendência que se deve manter nos próximos tempos, já que a procura é muito elevada para uma oferta tão escassa.

Em Lisboa e no Porto, arrendar um quarto já custa mais de 500 euros. Segundo Maria Empis, responsável pelo departamento de consultoria estratégica e research da imobiliária JLL, o preço médio nas duas principais cidades portuguesas ronda os 550 euros.

O Jornal de Notícias adianta que, todos os anos, há quase 200.000 estudantes, do quais 43.000 estrangeiros, a procurar alojamento no período letivo, uma tarefa que não é nada fácil.

O aumento das rendas é atribuído ao bom momento económico que se vive em Portugal, mas também ao crescimento do turismo e à chegada dos estudantes estrangeiros pela fama das universidades nacionais.

Apesar de em Lisboa e no Porto o preço médio ultrapassar os 500 euros, os estudantes de Braga e Coimbra estão também a sofrer com a falta de oferta e com o aumento da especulação imobiliária, aponta o jornal.

Estima-se que no Porto faltem 3.500 camas e em Lisboa, 10 mil. Ainda assim, há projetos de construção em curso para equilibrar a oferta. “Há vários projetos em pipeline, sabemos que há interesse de fundos estrangeiros em investir neste segmento”, revela Marta Empis.

“É uma grande janela de oportunidade para os players nacionais e internacionais, porque a população estudantil tende a aumentar e há uma enorme ausência de oferta, quer em termos de quantidade quer de diversidade”, diz ao JN Hugo Santos Ferreira, vice-presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Especulação isso sim, bom momento económico quem é que o vive? Quanto a mim estão-se a gerar todos os ingredientes necessários para mais um estoiro na economia e a culpa não é apenas de quem governa!.

    • E o nosso primeiro-ministro que o diga que em 10 meses dobrou o preço de um imóvel. Maior especulador que o nosso pm não há.

  2. Não há muito tempo ouvi falar (e vi escrito) , sobre rendas económicas…! Como é que estará esse assunto? Ou foi só para não estarem calados, esses “socialistas” da treta???

RESPONDER

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …