/

Quarta substituição no futebol aprovada ainda este mês

marcp_dmoz / Flickr

Ronaldo substitui Raúl

Ronaldo substitui Raúl

Uma quarta substituição em jogos de futebol, em caso de prolongamento, deverá ser aprovada ainda este mês pelo International Football Association Board (IFAB), o organismo com competência para alterar as regras da modalidade.

O IFAB terá a sua assembleia anual a 28 de fevereiro, na Irlanda do Norte, e divulgou esta segunda-feira a agenda do encontro, em que sobressai a alteração ao limite de substituições (lei 3 das Leis do Jogo), que é proposta pela FIFA.

Na ordem de trabalho da assembleia está também a análise da experiência feita em Inglaterra e Escócia com vista à flexibilização das substituições.

Concretamente, está em causa a permissão de um jogador substituído poder voltar a entrar no jogo, conceito que foi testado no futebol de base e amador.

Também vai ser analisada uma proposta da UEFA sobre o chamado “triplo castigo” – situação em que um jogador concede penalti, vê cartão vermelho, e é ainda suspenso. O organismo europeu do futebol pretende que a suspensão não seja aplicada.

Mais pontos serão discutidos pelo IFAB em Belfast, mas sem decisão para este ano: expulsões temporárias no futebol jovem amador, o toque da bola com a mão, a paragem do cronómetro oficial e a utilização eventual de repetições gravadas, para apoio aos árbitros, entre outras.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.