Uma nova pesquisa estima que 1,7 mil milhões de T-Rex existiram na Terra, um valor bem abaixo de uma estimativa anterior.
Alguma vez se perguntou quantos T-Rex é que já caminharam pela Terra? Um novo estudo publicado na Paleontology tem a resposta — e o número é de dar pesadelos.
A pesquisa sugere que até 1,7 mil milhões destes animais terão existido. O valor baseou-se em estimativas que tiveram em conta a esperança média de vida, a maturidade sexual e o número de ovos de T-Rex que, em média, sobreviviam.
Apesar de 1,7 mil milhões ser muita fruta, esta estimativa ainda fica bem abaixo do valor antecipado por um estudo de 2021 — 800 milhões abaixo. A nova investigação tem em conta dados mais recentes sobre o crescimento e a reprodução dos T-Rex, devendo por isso ser mais precisa.
“Ao contrário do meu modelo, o tempo de geração, bem como as esperanças de vida, taxas brutas de reprodução e valores reprodutivos de indivíduos calculados a partir do modelo anterior, todos contradizem fortemente a nossa compreensão atual da biologia do T-Rex e de outros terópodes”, explica a ecologista evolutiva Eva Griebeler, da Universidade de Mainz.
Os novos cálculos sugerem, por isso, uma taxa de sobrevivência mais baixa, menos regerações no geral, e uma quantidade menor de ovos postos. Estes dados foram obtidos com base em estudos de fósseis e comparações com espécies modernas que os cientistas acreditam que mantiveram alguns traços dos dinossauros.
Griebeler testou o seu modelo com dados de 23 diferentes espécies existentes entre répteis, pássaros e mamíferos e descobriu que as suas previsões dos números da população eram mais próximas do que as do modelo anterior. Isto sugere que as estimativas relativas ao número de T-Rex também estarão mais próximas.
Um dos autores do estudo de 2021, o paleontólogo Charles Marshall, também acredita que o novo modelo é mais preciso, afirmando ao Live Science que o número de 1,7 mil milhões é “mais realista“.
Se calhar li mal, mas que eu saiba, mil milhões é superior a 800 milhões, portanto o texto está ao contrário
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo. Efetivamnete, leu mal.
O texto não diz que a estimativa anterior era de 800 milhões, diz que a estimativa atual é 800 milhões abaixo da anterior.