Quantos pensamentos tem uma pessoa por dia? A Ciência tem um número

Em média, uma única pessoa tem mais de 6.000 pensamentos por dia, sugere uma nova investigação sobre o cérebro humano levada a cabo por especialistas em Psicologia da Universidade Queens, no Canadá.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Nature Communications, os cientistas dizem ter encontrado uma forma nunca antes vista de detetar quando é um um pensamento começa e outro termina.

O projeto, liderado por liderado por Jordan Poppenk em colaboração com a estudante de mestrado Julie Tseng, descreve um método para isolar momentos específicos em que um humano está focado numa única ideia, um fenómeno que os cientistas da universidade australiana descreveram como um “verme do pensamento”.

De acordo com os cientistas, o novo estudo mostra como é que “medir” pensamentos pode prever a personalidade de uma determinada pessoa, estimando ainda que, em média, um ser humano tenha cerca de 6.200 pensamentos diários.

“Os vermes do pensamento são pontos adjacentes numa representação simplificada dos padrões da atividade do cérebro“, disse, citado em comunicado, Poppenk, especialista em Neurociência Cognitiva e co-autor do estudo.

“O cérebro ocupa um ponto diferente neste ‘espaço de estado’ a cada momento (…) Quando uma pessoa passa para um novo pensamento, cria um novo ‘verme do pensamento’ que podemos detetar”, continuou.

A revista Neewsweek frisa ainda que as descobertas agora publicadas são baseadas em pesquisas já existentes de Neurociência Cognitiva de há mais de uma década, fornecendo novas ideias sobre o fluxo de pensamentos do Homem.

Até então, estas investigações baseavam-se no uso de imagens cerebrais, visando descobrir o que é que uma pessoa está a pensar, comparando depois as imagens com padrões cerebrais conhecidos. A grande limitação desta abordagem é que os cientistas precisam de ter um modelo com todas as ideias que pretendem observar – situação que torna o processo longo e, consequentemente, mais caro.

“Desistimos de tentar perceber o que é que a pessoa está a pensar e, em vez disso, focamos no momento em que seguiu em frente [para outro pensamento] (…) Os nossos métodos ajudam a detetar quando é que uma pessoa está a pensar em algo novo, sem considerar o que é novo no pensamento”.

E concluiu, exemplificando: “Podemos dizer que ultrapassamos o vocabulário num esforço para entender a pontuação e a linguagem da mente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …