/

Estudo sem precedentes. Já se sabe quantos pássaros selvagens há no mundo

Sheela Turbek

Num dos maiores estudos desde tipo já realizados, cientistas descobriram quantos pássaros selvagens habitam o nosso planeta.

Um novo estudo estimou que existem entre 50 mil milhões e 430 mil milhões de pássaros selvagens na Terra.

A ave mais abundante do mundo é o pardal, com uma população de 1.6 mil milhões. Em segundo lugar está o estorninho-comum (1.3 mil milhões), seguido pelas gaivotas-de-bico-redondo (1.2 mil milhões) e das andorinhas-das-chaminés (1.1 mil milhões).

Os investigadores acham surpreendente que algumas espécies dominem as populações de pássaros. Segundo o Science Alert, estudos futuros vão debruçar-se nas possíveis razões pelas quais estas aves evoluíram para serem tão dominantes.

Por outro lado, cerca de 12% das espécies têm populações globais estimadas em menos de 5.000. É de notar que, quando uma espécie tem uma população total abaixo dos 2.500 indivíduos, a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica-a como espécie em perigo de extinção.

O estudo, publicado recentemente na PNAS, tem um nível de incerteza inevitável por uma série de razões – desde a regularidade com que certas espécies são procuradas por observadores de pássaros até aos padrões anuais de migração.

O número de 50 mil milhões de pássaros é, na verdade, a mediana das estimativas geradas pelo estudo, sendo que a média chega aos 428 mil milhões, o que significa, basicamente, que o número real da população de pássaros selvagens se situa neste intervalo.

A investigação usou uma metodologia única que combina dados recolhidos por organizações científicas e cientistas cidadãos, e cobre 92% de todas as espécies de aves no mundo. Repetir este estudo regularmente permitirá aos especialistas apurar o estado das espécies ao longo do tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.