Quantas pessoas são necessárias para colonizar o Planeta Vermelho? Segundo um novo estudo, no mínimo, 110.
Jean-Marc Salotti, investigador e professor no Instituto Politécnico de Bordéus, em França, concluiu recentemente que são necessários 110 colonos para continuar a civilização humana noutro planeta. O artigo científico foi publicado no dia 16 de junho na Scientific Reports.
Partindo do princípio de que estes humanos, colocados, por exemplo, no Planeta Vermelho, não contam com suporte vindo da Terra, o investigador estima que 110 pessoas seriam suficientes para iniciar a agricultura e outras indústrias autossuficientes antes que os recursos que tivessem levado a bordo terminassem.
A investigação teve por base um modelo matemático para determinar a exequibilidade de sobrevivência noutro planeta em regime autossuficiente, e concluiu que a sobrevivência depende do acesso a recursos naturais, condições de trabalho e outras.
A ideia central é o fator de partilha, que permite a redução dos requisitos por indivíduo. “A sobrevivência só é possível se a exigência de tempo de trabalho for menor do que a capacidade do tempo de trabalho. Como a exigência de tempo por indivíduo tende a diminuir com o aumento da população, a determinação do número mínimo para a sobrevivência é direta”, explicou o cientista.
Segundo este princípio, os colonos deveriam trabalhar em conjunto para realizar funções e tarefas que beneficiariam todo o grupo. “Se cada colono estivesse completamente isolado e não fosse possível compartilhar, cada indivíduo teria que realizar todas as atividades e o tempo total necessário seria obtido por uma multiplicação pelo número de indivíduos”, explicou Salotti citado pelo Interesting Engineering.
Apesar de este cálculo ser hipotético, trata-se da “primeira avaliação quantitativa do número mínimo de indivíduos para sobrevivência com base em restrições de engenharia”.
Atualmente, a empresa norte-americana SpaceX está a trabalhar num projeto para levar colonos a Marte, embora ainda não haja qualquer data confirmada para a missão.
E eu pergunto, quantos serão precisos para salvar a Terra e evitar que chegue a um estado como Marte.
E digo mais:
Deram cabo deste Planeta e já estão a tratar do seguinte…
Demos, todos nós demos.