A Ciência revela quantas vezes devemos mudar os lençóis

Passamos mais de um terço das nossas vidas na cama – mas neste lugar pode florescer rapidamente um “parque botânico” de bactérias e fungos, afirma o microbiogista Philip Tierno, que revela quantas vezes devemos mudar os lençóis da cama para travar a proliferação destes microrganismos.

Se os lençóis forem deixados na cama durante muito tempo, a vida microscópica que vive no seu interior pode mesmo deixar-nos doentes, explicou Philip Tierno, microbiologista da Universidade de Nova Iorque, em declarações ao Business Insider.

Para travar esta “maré invisível” de fungos e bactérias, o investigador disse que os lençóis devem ser lavados uma vez por semana.

Em cada ano, os humanos produzem cerca de 26 litros de suor nas suas camas. Quando o ambiente está quente e húmido, as condições tornam-se perfeitas para os microrganismos, é o “meio de cultura fúngica ideal”, de acordo com os cientistas.

Estudo recentes, que avaliaram o nível de contaminação por fungos na cama, apontaram que almofadas com 2 ou 20 anos podem ter entre 4 a 17 espécies de fungos diferentes – que incluem pêlos de animais, pólen, terra, vestígios de ácaros e fezes.

Tierno explicou que toda esta sujidade começa a tornar-se significativa ao fim de uma semana. A roupa suja expõem-nos ainda a materiais que podem desencadear o espirro. Além disso, os micróbios dos lençóis ficam tão perto da boca e do nariz que somos quase obrigados a respirá-los.

“Mesmo que não tenhamos alergias, podemos desencadear reações alérgicas” a partir de lençóis sujos, explicou o microbiologista.

Outra razão que justifica por que os lençóis se sujam rapidamente está pouco relacionada com o nosso comportamento ou com os padrões de suor – é pura gravidade.

“Tal como todo o trabalho extraordinário de Roma acabou por ser enterrado nos escombros que caíram com a gravidade, a gravidade é também a responsável por atrair todo este material para os nossos colchões”, disse Tierno.

Uma a duas semanas a acumular fungos é o suficiente para deixar qualquer um com uma irritação na garganta – especialmente se tiver alergias significativas ou asma. Em Portugal, um terço da população é alérgica e 7% sofre de asma, a reação mais grave.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …

"Futebol precisa de dar e sofrer porque pode." Anúncio de lay-off do Liverpool gera críticas e um pedido de desculpas

O Liverpool anunciou que ia avançar com um mecanismo do Governo britânico semelhante ao lay-off que está a ser usado em Portugal, para receber apoios para pagar aos funcionários do clube que não são jogadores, …

"Semana D" na Educação. Alunos do 12.º com prioridade no regresso às aulas

O Ministério da Educação, liderado por Tiago Brandão Rodrigues, reúne-se esta terça-feira com os vários representantes da comunidade escolar para discutir como será o 3.º período de aulas numa época de contenção do novo coronavírus. Esta …