A qualidade do sémen dos jovens suíços está num “estado crítico”

Investigadores suíços realizaram o primeiro estudo nacional sobre a qualidade do sémen, concluindo que apenas 38% dos homens têm os valores dos parâmetros para homens férteis acima das normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A qualidade do sémen dos jovens suíços está em “estado crítico”, afirmou um dos responsáveis pela análise, que incluiu 2523 indivíduos.

A contagem de esperma tem diminuído constantemente nas últimas cinco décadas, com diferenças regionais no mundo ocidental. No caso dos homens suíços, nenhum estudo tinha avaliado, até à data, a sua saúde reprodutiva.

Segundo noticiou o Tech Explorist na quarta-feira, cientistas da Universidade de Genebra (UNIGE), na Suíça, em conjunto com outras instituições e com apoio logístico do exército suíço, avaliaram pela primeira vez a qualidade do sémen de homens entre 18 e 22 anos.

No estudo, publicado na terça-feira na revista Andrology, foram analisados jovens de todas as regiões da Suíça, durante o recrutamento militar, quanto ao volume do sémen, à concentração espermática, à motilidade e à morfologia. Os participantes preencheram ainda um questionário sobre a sua saúde, o estilo de vida, a dieta e a educação.

Os pais dos jovens foram também analisados ​​relativamente ao estilo de vida, à dieta, à saúde e à gravidez. Esta etapa foi projetada para avaliar as condições em que a gestação ocorreu e avaliar o possível impacto sobre a saúde reprodutiva dos participantes.

A qualidade do sémen é definida por três parâmetros importantes: a concentração de espermatozóides, a sua motilidade e a sua morfologia.

De acordo com Rita Rahban, investigadora do Departamento de Medicina Genética e Desenvolvimento e primeira autora do estudo, valores baixos nos parâmetros podem refletir na fertilidade masculina e na sua capacidade para reproduzir.

A contagem de espermatozóides varia de um país para outro, com concentrações médias entre 41 a 67 milhões por mililitro de sémen nos jovens europeus. A título de comparação, os homens suíços, com 47 milhões por mililitro de sémen, acompanham países como a Dinamarca, a Noruega e a Alemanha.

Os resultados do estudo indicam que 17% dos jovens tinham uma concentração de espermatozóides abaixo de 15 milhões por mililitro e 25% tinham menos de 40% de espermatozóides no seu sémen. A taxa de formas morfologicamente normais foi inferior a 4% em 40% dos indivíduos.

“Precisamos ser cautelosos em relação à análises ao sémen. Não é totalmente preditivo da fertilidade. Mas, em termos gerais, os resultados sugerem que a qualidade espermática dos jovens na Suíça está num estado crítico e que sua futura fertilidade será, com toda probabilidade, afetada”, afirmou Alfred Senn, andrologista e co-autor do estudo.

Não foram identificadas variações na qualidade dos espermatozóides entre as várias regiões geográficas da Suíça – urbanas e rurais -, nem entre os diferentes estilos de vida.

No entanto, como indicou Serge Nef, professor do Departamento de Medicina Genética e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da UNIGE, a infertilidade foi mais comum entre os homens expostos ao tabagismo materno durante o desenvolvimento embrionário.

Os cientistas analisaram igualmente a relação entre a má qualidade do sémen e o aumento do cancro testicular. Essa análise foi realizada com recurso a dados obtidos no Instituto Nacional de Cancro Epidemiologia e Registo (NICER).

“Por 35 anos, o cancro no testículo tem crescido constantemente, com mais de 10 casos por cada 100 mil homens, o que é muito alto em comparação com outros países europeus. A qualidade do esperma é geralmente menor em países onde a incidência de cancro testicular é alta. Isso é, quase certamente, o resultado de um desenvolvimento testicular alterado no estágio fetal, precisando os cientistas de investigar melhor essa área”, referiu Serge Nef.

Já Rita Rahban acrescentou: “Também gostaríamos de voltar a analisar os 2.523 homens que participaram no estudo daqui a cerca de 10 anos, para acompanhar a sua saúde reprodutiva e verificar se tiveram filhos ou se sofreram de cancro testicular, por exemplo”.

“Com a tendência atual de ter filhos mais tarde, a baixa contagem de espermatozóides entre homens jovens na Suíça – combinada com o declínio da fertilidade de mulheres mais velhas – terá um impacto nas taxas de conceção e nas gerações futuras. Isso levará a desafios sociais e financeiros significativos para a nossa sociedade”, completou o investigador Alfred Senn.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …