Qualidade do ar no centro de Lisboa melhorou em 2013

pedrosz / Flickr

-

A qualidade do ar no centro da cidade de Lisboa registou alterações positivas em 2013, no que toca às excedências do valor limite diário e ao número de partículas inaláveis, segundo dados provisórios da Quercus.

“O que podemos dizer, dos dados que já dispomos, é que em 2013 tivemos um menor número de excedências ao valor limite diário da qualidade do ar” entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço, o que não acontecia desde 2001, disse hoje à agência Lusa Francisco Ferreira, da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).

O ambientalista falava à margem da sessão “Organização e financiamento do serviço de transportes coletivos em áreas metropolitanas”, promovida pela Assembleia Municipal de Lisboa (AML) e subjacente à temática “Os transportes em Lisboa: o que temos e o que queremos”.

“Em 2005 tínhamos 180 dias em ultrapassagem do valor das partículas inaláveis, e em 2013, apesar de os dados ainda serem provisórios, estamos com 38 dias, muito pouco acima do limite [que é 35]”, acrescentou o coordenador da Quercus na área da energia e das alterações climáticas, referindo que existem “menores emissões e melhor qualidade do ar” naquela zona.

Segundo o também professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, que esteve à frente de um estudo daquela instituição para a autarquia sobre a mesma temática, “a redução de emissões foi de 6% no dióxido de azoto e na ordem dos 16% no caso das partículas”.

Contudo, não é possível saber se esta evolução positiva se deveu às alterações do ordenamento de tráfego na zona do Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade ou se está relacionada com a exigência das Zonas de Emissão Reduzida (ZER), que proíbem a circulação de veículos anteriores a 1996 naquela zona, até à baixa pombalina.

d.r. Francisco Ferreira

Francisco Ferreira, Quercus

Francisco Ferreira, Quercus

Francisco Ferreira alertou para o facto de as pessoas que vivem no centro da cidade terem uma esperança de vida reduzida, devido ao tráfego individual: “Vão ao hospital mais vezes e têm mais problemas respiratórios que o resto” da população.

“Com estes dados mais recentes, a situação é capaz de ser melhor, mas estávamos com menos seis meses de esperança de vida”, acrescentou.

Para o ambientalista, ainda existem alterações a fazer, nomeadamente no caso dos táxis que, “apesar de representarem apenas 18% do tráfego, constituem 32% da poluição”, visto que não têm de respeitar as ZER, como os restantes veículos.

Outra alteração prende-se com a otimização dos serviços de transportes públicos, no caso das viagens ocasionais, que atualmente têm um “custo muito elevado” e também na interligação entre meios de transportes, quanto a horários e interfaces.

Francisco Ferreira defendeu ainda a penalização do transporte rodoviário individual, por exemplo “através do estacionamento e da fiscalização”.

Contudo, rejeitou a possível introdução de portagens urbanas à entrada da cidade, visto que se trata de um “sistema muito caro”. Em vez disso, sugeriu que parte das receitas das atuais portagens reverta em prol dos transportes públicos.

Esta foi a terceira de quatro sessões do debate temático sobre transportes promovido pela AML. A próxima sessão acontece a 24 de junho, sob o tema “A experiência europeia e os desafios para Lisboa”, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Telecomunicações, Sérgio Monteiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …