Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário.

Encontrar significado na nossa vida é uma questão que assombra a humanidade há muitos anos. Ninguém tem uma resposta certa, podendo variar de pessoa para pessoa. Para uns o que importa é a felicidade e a saúde, para outros é a família e o dinheiro. A discussão deste tema é recorrente e compreensível. Afinal de contas, quem não quer saber a razão para a nossa presença na Terra?

Um novo estudo de investigadores da Universidade da Califórnia pode oferecer umas luzes sobre este enigma. Os cientistas concluíram que encontrar significado na vida está associado a uma melhor saúde, bem-estar e talvez longevidade. Os resultados foram recentemente publicados Journal of Clinical Psychiatry.

Por outro lado, ao procurarmos o significado da vida estamos a degradar o nosso bem-estar psicológico e funcionamento cognitivo.

“Quando encontramos mais significado na vida, ficamos mais contente, enquanto que se não temos um propósito e estamos à procura dele sem sucesso, ficaremos muito mais stressados”, explicou Dilip V. Jeste, coautor do estudo, citado pelo Tech Explorist.

Segundo o investigador, antes dos 60 anos atingimos o pico das nossas vidas em que encontramos um maior propósito na vida. Por sua vez, é também quando deixamos de procurar tanto pelo seu significado.

“Quando somos jovens, na casa dos vinte anos, não temos certeza sobre a nossa carreira, parceiro de vida e quem somos como pessoa. Estamos à procura de significado na vida. Quando começamos a ter trinta, quarenta e cinquenta anos, temos uma relação mais estabelecida, talvez sejamos casados e tenhamos uma família, e tenhamos uma carreira estável. A procura diminui e o significado da vida aumenta“, salientou Jeste.

Depois dos 60 é quando as coisas começam a mudar. “As pessoas reformam-se e começam a perder a sua identidade. Começam a desenvolver problemas de saúde, e alguns dos seus amigos e família começam a falecer. Aí as pessoas começam novamente a procurar por significado nas suas vidas”, elucida o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …