Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário.

Encontrar significado na nossa vida é uma questão que assombra a humanidade há muitos anos. Ninguém tem uma resposta certa, podendo variar de pessoa para pessoa. Para uns o que importa é a felicidade e a saúde, para outros é a família e o dinheiro. A discussão deste tema é recorrente e compreensível. Afinal de contas, quem não quer saber a razão para a nossa presença na Terra?

Um novo estudo de investigadores da Universidade da Califórnia pode oferecer umas luzes sobre este enigma. Os cientistas concluíram que encontrar significado na vida está associado a uma melhor saúde, bem-estar e talvez longevidade. Os resultados foram recentemente publicados Journal of Clinical Psychiatry.

Por outro lado, ao procurarmos o significado da vida estamos a degradar o nosso bem-estar psicológico e funcionamento cognitivo.

“Quando encontramos mais significado na vida, ficamos mais contente, enquanto que se não temos um propósito e estamos à procura dele sem sucesso, ficaremos muito mais stressados”, explicou Dilip V. Jeste, coautor do estudo, citado pelo Tech Explorist.

Segundo o investigador, antes dos 60 anos atingimos o pico das nossas vidas em que encontramos um maior propósito na vida. Por sua vez, é também quando deixamos de procurar tanto pelo seu significado.

“Quando somos jovens, na casa dos vinte anos, não temos certeza sobre a nossa carreira, parceiro de vida e quem somos como pessoa. Estamos à procura de significado na vida. Quando começamos a ter trinta, quarenta e cinquenta anos, temos uma relação mais estabelecida, talvez sejamos casados e tenhamos uma família, e tenhamos uma carreira estável. A procura diminui e o significado da vida aumenta“, salientou Jeste.

Depois dos 60 é quando as coisas começam a mudar. “As pessoas reformam-se e começam a perder a sua identidade. Começam a desenvolver problemas de saúde, e alguns dos seus amigos e família começam a falecer. Aí as pessoas começam novamente a procurar por significado nas suas vidas”, elucida o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …