//

Qual foi o dia “mais aborrecido” da História? Um cientista de computação respondeu

1

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954.

Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar a execução de um programa que rastrearia o seu – agora extinto – site de indexação de factos True Knowledge. O portal, que listava mais de 300 milhões de factos na época, é agora uma empresa chamada Evi de propriedade da Amazon.

“Ocorreu-nos que, com mais de 300 milhões de factos, uma grande percentagem dos quais a ligar eventos, pessoas e lugares a pontos no tempo, poderíamos calcular de forma única uma resposta objetiva para a pergunta ‘Qual foi o dia mais aborrecido da história?’. Escrevemos um script para fazer a análise de todos os dias [desde o início do século XX]”, escreveu Tunstall-Pedoe, numa publicação no site.

Assim, conta o IFLScience, o cientista estava à procura do dia mais monótono em que praticamente nada de importante aconteceu.

Há muitos candidatos, incluindo 18 de abril de 1930, quando o locutor de notícias da BBC do Reino Unido anunciou que “não havia notícias” e fez tocar música de piano nos 15 minutos seguintes.

No entanto, a data que a análise de Tunstall-Pedoe escolheu foi 11 de abril de 1954.

“Muitas pessoas famosas nascem, pessoas famosas morrem, há eventos a acontecer”, disse Tunstall-Pedoe, em declarações à NPR em 2010. “Este dia em particular foi extremamente notável por não ter acontecido quase nada.”

Os únicos eventos notáveis ​​que aconteceram naquele dia que a análise recolheu foi que o jogador de futebol do Oldham Athletic Jack Shufflebotham morreu e o académico turco Abdullah Atalar nasceu.

“A ironia é que, depois de fazer o cálculo, o dia agora é interessante por ser excecionalmente aborrecido”, escreveu a equipa. “Talvez precisemos calcular o segundo dia mais aborrecido”.

Maria Campos, ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.