Qual é o maior planeta do Universo?

1

Exoplanet Exploration Program/ JPL / NASA

Visualização do planeta ROXs 42 B b

Se a Terra fosse uma moeda de cinco cêntimos, o maior planeta do nosso Sistema Solar teria o tamanho de uma bola de futebol. Mas há planetas muito maiores pelo Universo fora.

Se pensa que a Terra é grande, pense outra vez. Há planetas muito maiores do que o Planeta Azul, não só no nosso Sistema Solar, mas também ao longo do vasto Universo.

No entanto, há um que é significativamente maior que todos os restantes — maior do que qualquer outra coisa que ande à volta do Sol.

Visto que não conhecemos — e provavelmente nunca vamos conhecer — todos os planetas do Universo, a resposta a esta questão não vai ser a “universalmente” correta.

Mas dos corpos celestes que conhecemos, os cientistas já descobriram exatamente qual é o maior planeta do nosso sistema planetário e do pouco que conhecemos do Universo.

O gigante do nosso Sistema Solar

Há um ‘gigante gasoso’ presente no nosso sistema solar que se destaca quando o tema da conversa é tamanho.

NASA’s Goddard Space Flight Center / Scientific Visualization Studio / Dan Gallagher

Com o dobro do peso de todos os outros planetas do Sistema Solar combinados, o tamanho grotesco de Júpiter e a sua força gravitacional seguram 80 luas na sua órbita.

Além disso, pode-se também dizer que, com um raio superior a 69 mil quilómetros, Júpiter é 11 vezes mais largo do que a Terra, com pouco mais do que seis mil quilómetros de raio.

Em comparação, segundo o Science Focus, se o nosso ‘grande’ planeta fosse uma moeda de cinco cêntimos, Júpiter teria o tamanho de uma bola de futebol.

Se a Terra tem 510 milhões quilómetros quadrados, Júpiter ultrapassa os 61 mil milhões de quilómetros quadrados — e mesmo assim há bem maiores.

Qual é o maior planeta do Universo?

Descoberto a 17 de outubro de 2013 pelo astrofísico Thayne Currie, da Universidade de Toronto, o gigante exoplaneta ROXs 42 Bb tem uma massa estimada de nove Júpiteres.

O planeta, que fica a 500 anos-luz da Terra, tem uma temperatura de 2000 Kelvin (1726º C) e um raio 2,5 vezes maior que Júpiter.

Com uma atmosfera provavelmente muito nublada e poeirenta, ROXs 42 Bb não é aconselhável para a vida humana, mas de qualquer forma acabaria por se perder nele.

Na visualização abaixo, pode observar o tamanho de ROXs 42 Bb comparado com o do nosso planeta.

1. Muito óbvio que o maior planeta fica 500 anos de luz da Terra, dentro de um Universo que tem um diâmetro acima de 90 mil milhões anos de luz.
    :-)))))