Que comidas deve congelar? E por quanto tempo?

Quais são as melhores comidas para congelar para mais tarde e quanto tempo é que aguentam no congelador até perder qualidade?

O nosso dia a dia frenético, entre trabalho, ir buscar os filhos ou netos à escola e ainda de alguma forma arranjar tempo para nós próprios, significa que, por vezes, resta pouco tempo para cozinhar. A solução pode passar por cozinhar em excesso e depois congelar o que sobra.

A questão é que muitas vezes as pessoas não sabem o que devem ou não congelar ou então quanto tempo é que estas comidas ficam preservadas no congelador.

Ora, a jornalista de gastronomia do New York Times Genevieve Ko escreve que “o congelador é a melhor fonte de pratos totalmente cozinhados” e que “podemos congelar tudo”. No entanto, algumas comidas são melhores do que outras para congelar, já que perdem menos sabor, consistência e aroma ao longo do tempo.

Então, por quanto tempo devo congelar alguma coisa? A resposta curta e simples é um ano, no máximo. Não propriamente porque a comida se vai estragar, mas porque vai ter um sabor pior. Dois a seis meses é o melhor para garantir a qualidade da refeição.

A realidade é que desde que o seu congelador esteja a zero graus ou menos, as bactérias não consegue reproduzir-se. A melhor maneira de saber se algo está bom para comer é cheirá-lo e tocá-lo depois de descongelado. Não é uma ciência exata — é importante usar os sentidos para perceber se a comida está em condições.

Mas então, quais são as melhores comidas para se congelar? Sopas e guisados estão no topo da lista. “Qualquer coisa líquida, mole ou armazenada em molho permanece intacta no congelador”, explica Genevieve Ko. Carne estufada ou legumes, por exemplo, devem ser banhados uniformemente no seu molho.

Caçarolas e tortas doces ou salgadas, como lasanha, “são heróis do congelador”, lê-se no artigo do Times. O mesmo para as sobremesas, embora haja exceções. Merengue, gelatina e sobremesas cremosas não duram bem.

Cupcakes, brownies, waffles e pastéis de nata sem recheio conservam-se bem em recipientes herméticos e descongelam rapidamente à temperatura ambiente.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA tem uma tabela de armazenamento de alimentos frios, para saber com maior precisão quanto tempo cada alimento aguenta no frigorífico ou congelador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.