Quadro perdido na I Guerra terá sido comprado por Madonna. Franceses querem-no de volta

ZAP // Web Gallery of Art / Wikipedia; Madonna / Facebook; Pixabay

Medidas da obra original e da detida por Madonna não coincidem, o que leva os especialistas a considerarem a hipótese de cópia ou modificação.

À primeira vista, Madonna e Amiens têm pouco em comum. É ainda provável que a cantora norte-americana nunca tenha ouvido falar da cidade do norte de França. No entanto, Brigitte Fouré encontrou um ponto comum.

Segundo a autarca, é provável que Madonna seja a atual proprietária de uma pintura do século XIX que outrora pertenceu ao museu da cidade e cujo paradeiro é desconhecido desde a I Guerra Mundial.

E o que quer Fouré? Que que a rainha da pop empreste a obra Diana e Endymion, que se acredita ser de Jérôme-Martin Langlois, à cidade, de forma a aumentar as hipóteses de vencer a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2028.

A responsável local gravou um vídeo onde apelou a que Madonna disponibilizasse a obra por um período.de tempo a definir entre as partes.

“Madonna, provavelmente nunca ouviu falar de Amiens… mas há uma ligação especial entre si e a cidade”, começa por dizer Brigitte Fouré, citada pelo The Guardian.

“A obra de arte é, provavelmente, uma peça emprestada ao museu de Amiens pelo Louvre, antes da Primeira Guerra Mundial, o que nos fez perder o seu rasto.”

Tal como explica a mesma fonte, a obra terá sido encomendada por Luís XVIII e teria como propósito ser exposta no Salão de Diana, no Palácio de Versalhes. Depois de completa em 1822, a obra foi comprada pela república francesa em 1873. No entanto, são raras as notícias sobre o seu paradeiro nas últimas décadas.

De acordo com uma teoria, a peça teria sido destruída quando a cidade de Amiens foi bombardeada, em 1918.

No entanto, um artigo no jornal Le Figaro sugeria que o quadro, ou outro muito semelhante (sem a assinatura de Langlois ou data) foi avistado em Nova Iorque, em 1989, durante um leilão. Terá sido neste contexto que Maddona adquiriu a obra por cerca de 1.3 milhões de dólares.

Web Gallery of Art / Wikipedia

Diana e Endymion, óleo de Jérôme-Martin Langlois (1822)

Na altura, o negócio parece ter passado despercebido em França, até que em 2015 um curador da cidade de Amiens identificou a obra numa fotografia publicada na revista Paris Match e que foi tirada na casa de Madonna.

Apesar das semelhanças, os especialistas acreditam que o quadro comprado pela cantora é 3 centímetros mais pequeno do que aquele que desapareceu em França, o que os leva a especular que possa ser uma cópia ou que o original possa ter sido modificado.

A União Europeia vai anunciar a vencedora da Capital Europeia da cultura de 2028 em dezembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.