Pyongyang diz que libertou jovem americano por motivos humanitários

Korean Central Television / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte comentou, esta quinta-feira, a libertação do jovem norte-americano, que regressou a casa, no Ohio, em estado de coma, dizendo que o fez por motivos humanitários.

A agência estatal KCNA escreveu hoje que Otto Warmbier tinha sido condenado a trabalhos forçados mas não fez comentários sobre a sua condição médica.

“Warmbier, que estava em trabalhos forçados, foi enviado para casa a 13 de junho de 2017 por motivos humanitários, de acordo com a decisão tomada, no mesmo dia, pelo Tribunal Central da RPDC”, afirmou a agência, referindo-se à Coreia do Norte através da sigla do seu nome oficial, República Popular Democrática da Coreia.

O jovem de 22 anos, estudante da Universidade de Virgínia, foi condenado, num julgamento que durou uma hora, pelo Tribunal Supremo da Coreia do Norte em março de 2016. A pena foi de 15 anos de prisão com trabalhos forçados por subversão, após o jovem ter confessado que tentou roubar um poster de propaganda.

O seu pai, Fred Warmbier, disse ao canal Fox News que o filho foi “aterrorizado e brutalizado” e está em coma há mais de um ano.

O martírio do jovem na Coreia do Norte começou na passagem de ano de 2015 para 2016, quando, na sua última noite em Pyongyang, depois de uma curta visita turística, arrancou um cartaz de propaganda política do hotel onde estava alojado.

O estudante desejaria levar uma recordação para casa, mas foi filmado pelas câmaras de segurança do hotel e foi acusado de “actos hostis contra o Estado”, acabando condenado, em Março de 2016.

Durante os 17 meses em que esteve detido, não houve informações relativamente à condição do jovem. Até que, na semana passada, autoridades norte-coreanas revelaram a representantes norte-americanos que Warmbier estava em coma, conforme conta o TWP.

De acordo com a versão não confirmada pelas autoridades dos EUA, o jovem terá tomado um comprimido para dormir, após contrair botulismo, e terá entrado em coma, nos dias seguintes ao julgamento.

Trump terá então puxado os cordelinhos para tratar da evacuação médica imediata do estudante, com o acordo da Coreia do Norte. Um avião militar médico dos EUA aterrou em Pyongyang para trazer Warmbier de volta a casa.

A evacuação de Warmbier ocorreu no dia em que o ex-basquetebolista Dennis Rodman, que se diz amigo de Kim Jong-un, aterrou na Coreia do Norte para mais uma polémica visita.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois guardas que deveriam estar a vigiar Jeffrey Epstein foram presos

Os dois guardas prisionais que estavam encarregues de vigiar Jeffrey Epstein na noite em que este se suicidou foram presos esta terça-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com o jornal norte-americano The New …

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …