/

Putin questiona países que apoiam Guaidó: “São loucos ou quê?”

12

Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou os países que apoiam Juan Guaidó, que se auto-proclamou Presidente interino da Venezuela no fim de janeiro, questionado mesmo se serão “loucos”, noticia a agência AFP.

“A minha vontade é de perguntar àqueles que apoiam [Juan Guaidó]: mas vocês são loucos ou quê? Vocês entendem onde é que isso vai levar?”, indagou o Presidente russos, esta quinta-feira, à margem de um fórum económico em São Petersburgo, realizado durante a visita oficial do Presidente da China, Xi Jinping, à Rússia.

A informação, avançada pela AFP, cita agências russas, cujos diretores estiveram reunidos com Vladimir Putin esta quinta-feira.

“Um homem chega a uma praça, olha para o céu e, perante Deus, declara-se como chefe de governo. Alguma vez isto pode ser normal? Se assim for, então haverá caos em todo o planeta”, considerou Vladimir Putin, apoiante de Nicolás Maduro

“Se escolhessem o Presidente dos Estados Unidos desta forma, ou em qualquer outro lugar, se no Reino Unido elegessem o primeiro-ministro ou em França escolhessem o Presidente desta mentira, o que seria?”, questionou.

Apesar de considerar o auto-proclamado Presidente da Venezuela “boa pessoa”, Putin reitera que a crise no país “deve ser resolvida pelo povo venezuelano”.

A Rússia, recorde-se, a par da China, são os principais países que apoiam a Presidência de Nicolás Maduro. Mais de 50 países, entre os quais está Portugal, Estados Unidos, Brasil, Canadá e grande parte da Europa, reconhecem a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino para convocar eleições presidenciais antecipadas.

Bolívia, China, Cuba, México, Nicarágua, Rússia e Turquia apoiam Maduro.

ZAP //

12 Comments

  1. Por uma vez o Putin tem toda razão.
    Receita para mudar um governo à distância:
    1 – Isola-se o País-alvo com boicotes económicas e mentiras;
    2 – Declara-se que o País-alvo está a ser mal governado;
    3 – Procura-se um marioneta;
    4 – Envia-se ajuda humanitária a ser distribuída por pessoas que vestem roupa de cor amarela clara (misericórdia católica);
    5 – Estrangula-se a economia do País-alvo com demonstrações de força perpetrada por elementos da classe média-alta;
    6 – Ao não vender medicamentos ao País-alvo, mina-se a confiança do povo no seu governo, matando entretanto muitos cidadãos.
    etcetera
    Putin tem razão, claro.
    Imagina se não havia esta voz de razão, mas apenas aquilo que os nossos governantes nos querem deixar crer . . .

    • A sério? Nem dá para comentar uma barbaridade deste tamanho. Só falta dizer que aquilo não é o verdadeiro socialismo. Esse ainda está para vir ..

      • Claro que sim. O etter descreveu na perfeição a actuação dos EUA na Venezuela. E por isso é muito importante e até absolutamente necessário desmentir e desconstruir as afirmações americanas. Todas as mortes por fome na Venezuela, e as mortes nos hospitais, e a imensa crise instalada no país não são culpa do governo, como os os EUA nos querem fazer crer, os EUA são os verdadeiros responsaveis, agem como criminosos e terrororista que são, por isso mesmo e não por acaso lideram a lista de países terroristas, e deviam ser caçados os seus governantes, com acções do gênero que fizeram com bin Laden, este último comparado com Trump e seus capangas era um anjinho. Passados tantos anos do ataque às torres, hoje percebemos melhor o porquê e o seu objectivo. Afinal de contas este ataque nem foi melhor nem pior que outros ataques efectuados pelos EUA.

    • Certíssimo, caro Etter. Só mesmo a malta que já tem a lavagem cerebral feita pelos EUA é que pensa de outra maneira.

      Caro Ricardo, o que é que tem se é comunista, socialista ou a put@ que o pariu. Não foi eleito? Mesmo que tenha aldrabado um bocado nas eleições, a solução quando muito são novas eleições. Agora que eu saiba, auto-proclamação ainda é menos democrático do que eleição manipulada. Agora o mecanismo constitucional Venezuelano contra eleições manipuladas, é o golpe de estado. Você não está bom da cabeça… Bem dis o Putin!

  2. Os interesses de russos e chineses ultrapassam as suas fronteiras. A rússia mantém soldados em solo venezuelano defendendo o ditador maduro à custa de sangue inocente. A china invade mares internacionais e constrói ilhas artificiais pra expandir a sua área de dominação. Usa de hakers pra roubar segredos industriais, desestabilizar as empresas americanas e a economia além de concorrência desleal. A rússia mata inimigos envenenados em pleno exterior e à luz do dia, expande os seus tentáculos pelo mundo tentando se fortalecer na política mundial associando-se a grupos mafiosos do mundo todo, sem contar que invadiu a Criméia, a Geórgia, Donetski, Abkházia e a Ossétia do Sul. Nessa brincadeirinha aí, não existe nenhum bobinho. Eles é que são imperialistas, invasores e déspotas. Matam pessoas sem pestanejar.

    • Sim já se sabe que os únicos países verdadeira e honestamente socialistas democráticos, são os países escandinavos. Por isso é que têm o nível e a qualidade de vida que têm, pra inveja do mundo inteiro.

      Por isso é que as elites corporativas mundiais não querem socialismo em lado nenhum. É uma chatice os ricos terem de pagar impostos e é uma chatice que a polarização da riqueza não possa comprar mais riqueza, numa contínua expiral de crescente desigualdade, não é?…

  3. A russia e a china não brincam nem um segundo em serviço. Defendem seus interesses em todos os lugares do mundo. Procuram expandir a todo custo a sua área de influência. A china invade mares internacionais e constrói ilhas artificiais pra expandir a sua área de dominação. Usa de hakers pra roubar segredos industriais, desestabilizar as empresas americanas e a economia além de concorrência desleal. A rússia mata inimigos envenenados em pleno exterior e à luz do dia, expande os seus tentáculos pelo mundo tentando se fortalecer na política mundial associando-se a grupos mafiosos do mundo todo, sem contar que invadiu a Criméia, a Geórgia, Donetski, Abkházia e a Ossétia do Sul. Nessa brincadeirinha aí, não existe nenhum bobinho. Eles é que são imperialistas, invasores e déspotas. Matam pessoas sem pestanejar.

  4. Para aqueles que estão do lado do Putin há que lhes perguntar porque razão então não floresce o socialismo na Venezuela com o apoio da Rússia e dos seus satélites.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.