Putin “provavelmente aprovou” morte de ex-espião da KGB

O Presidente russo, Vladimir Putin, “provavelmente aprovou” o assassinato de Alexandre Litvinenko, envenenado por dois agentes russos, afirmou um juiz britânico, nas conclusões do inquérito oficial sobre a morte do ex-espião do KGB.

“A operação do FSB [ex-KGB] foi provavelmente aprovada por Patruchov [Nikolai Patruchov, ex-chefe do FSB] e também pelo presidente Putin”, disse Robert Owen esta quinta-feira.

Alexandre Litvinenko, de 43 anos, morreu em Londres envenenado por polónio no final de novembro de 2006, três semanas depois de um encontro no Millennium Hotel, no centro da capital britânica, com dois ex-agentes russos, Andrei Lugovoi – atualmente deputado de um partido nacionalista – e o empresário Dmitri Kovtun.

“Tenho a certeza que Lugovoi e Kovtun puseram o polónio-210 no bule de chá a 1 de novembro de 2006. Tenho certeza que fizeram isso com a intenção de envenenar Litvinenko”, escreveu o juiz Owen.

De acordo com o magistrado, uma primeira dose mais fraca de polónio foi administrada em 16 de outubro, antes da dose de 1 de novembro, que matou Litvinenko. “As provas que apresentou estabelecem claramente a responsabilidade do Estado russo na morte de Litvinenko“, antigo espião da KGB, acrescentou.

Litvinenko era um opositor do regime russo que, depois de desertar para o Reino Unido, denunciou as práticas da KGB.

O Kremlin desmentiu qualquer implicação no caso, e o principal acusado Lugovoi já negou ter envenenado Litvinenko, uma “acusação absurda” da Justiça britânica, de acordo com a agência de notícia russa Interfax.

“As acusações são absurdas”, declarou Lugovoi à Interfax. “Os resultados do inquérito divulgado hoje confirmam, uma vez mais, a posição de Londres contra a Rússia, uma visão parcial e a relutância britânica em apurar a verdadeira causa da morte de Litvinenko”, acrescentou.

Marina Litvinenko, viúva de Alexandre, afirmou “estar muito satisfeita por as palavras proferidas pelo marido antes de morrer, quando acusou Putin, terem sido provadas por um tribunal britânico”.

“Peço a aplicação de sanções económicas dirigidas e proibições de viajar contra Patruchov e Putin”, declarou à imprensa britânica Marina Litvinenko.

ZAP / ABr

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinto-me envergonhado por viver num país onde passam estas “noticias” do império …

    O “provável” e o “suposto” são noticia mas o assassinato de milhões de seres humanos na Siria, Iraque, Afganistão, Yemen e Libia, por exemplo, não são noticia.

    Os media esquecem-se que ainda há pessoas com algum discernimento?

    • Pois, devem pensar que somos todos tapadinhos e não vemos a campanha dos media em denegrir o Putin. Querem fazer dele o “monstro mau da fita”, mas não conseguem, pq felizmente as pessoas estão de olho mais aberto e já se aperceberam de certos joguinhos de poder que são feitos por certos políticos e pelos media.

      • O problema é esse mesmo, os tablóides. Pelos vistos, você não consegue ler pelas entrelinhas… e ajudava mais se você lesse também os media alternativos.
        Olho bem aberto.

RESPONDER

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …