Putin “provavelmente aprovou” morte de ex-espião da KGB

O Presidente russo, Vladimir Putin, “provavelmente aprovou” o assassinato de Alexandre Litvinenko, envenenado por dois agentes russos, afirmou um juiz britânico, nas conclusões do inquérito oficial sobre a morte do ex-espião do KGB.

“A operação do FSB [ex-KGB] foi provavelmente aprovada por Patruchov [Nikolai Patruchov, ex-chefe do FSB] e também pelo presidente Putin”, disse Robert Owen esta quinta-feira.

Alexandre Litvinenko, de 43 anos, morreu em Londres envenenado por polónio no final de novembro de 2006, três semanas depois de um encontro no Millennium Hotel, no centro da capital britânica, com dois ex-agentes russos, Andrei Lugovoi – atualmente deputado de um partido nacionalista – e o empresário Dmitri Kovtun.

“Tenho a certeza que Lugovoi e Kovtun puseram o polónio-210 no bule de chá a 1 de novembro de 2006. Tenho certeza que fizeram isso com a intenção de envenenar Litvinenko”, escreveu o juiz Owen.

De acordo com o magistrado, uma primeira dose mais fraca de polónio foi administrada em 16 de outubro, antes da dose de 1 de novembro, que matou Litvinenko. “As provas que apresentou estabelecem claramente a responsabilidade do Estado russo na morte de Litvinenko“, antigo espião da KGB, acrescentou.

Litvinenko era um opositor do regime russo que, depois de desertar para o Reino Unido, denunciou as práticas da KGB.

O Kremlin desmentiu qualquer implicação no caso, e o principal acusado Lugovoi já negou ter envenenado Litvinenko, uma “acusação absurda” da Justiça britânica, de acordo com a agência de notícia russa Interfax.

“As acusações são absurdas”, declarou Lugovoi à Interfax. “Os resultados do inquérito divulgado hoje confirmam, uma vez mais, a posição de Londres contra a Rússia, uma visão parcial e a relutância britânica em apurar a verdadeira causa da morte de Litvinenko”, acrescentou.

Marina Litvinenko, viúva de Alexandre, afirmou “estar muito satisfeita por as palavras proferidas pelo marido antes de morrer, quando acusou Putin, terem sido provadas por um tribunal britânico”.

“Peço a aplicação de sanções económicas dirigidas e proibições de viajar contra Patruchov e Putin”, declarou à imprensa britânica Marina Litvinenko.

ZAP / ABr

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinto-me envergonhado por viver num país onde passam estas “noticias” do império …

    O “provável” e o “suposto” são noticia mas o assassinato de milhões de seres humanos na Siria, Iraque, Afganistão, Yemen e Libia, por exemplo, não são noticia.

    Os media esquecem-se que ainda há pessoas com algum discernimento?

    • Pois, devem pensar que somos todos tapadinhos e não vemos a campanha dos media em denegrir o Putin. Querem fazer dele o “monstro mau da fita”, mas não conseguem, pq felizmente as pessoas estão de olho mais aberto e já se aperceberam de certos joguinhos de poder que são feitos por certos políticos e pelos media.

      • O problema é esse mesmo, os tablóides. Pelos vistos, você não consegue ler pelas entrelinhas… e ajudava mais se você lesse também os media alternativos.
        Olho bem aberto.

RESPONDER

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …