Putin ordena a evacuação voluntária de russos de Gaza

Haitham Imad / EPA

Criança palestiniana ferida nos ataques aéreos israelitas na Faixa de Gaza

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou na quinta-feira a evacuação voluntária de cidadãos russos e da ex-república soviética da Faixa de Gaza devido à crescente violência entre o movimento islâmico palestiniano Hamas e Israel.

O decreto de Putin, publicado no portal do governo, surge dez dias após o Hamas disparar mais de 4.000 ‘rockets’ contra Israel, enquanto os ataques aéreos israelitas mataram 230 palestinianos, incluindo 65 crianças. A polícia israelita disse que os ‘rockets’, a maioria interceptados pelas defesas aéreas, vitimaram 12 pessoas, incluindo uma criança.

Segundo avançou o Moscow Times, o decreto determina a tomada de “providências para a evacuação de cidadãos da Federação Russa e cidadãos da Comunidade de Estados Independentes [CEI] que expressaram tal desejo”.

O decreto de Putin ordena que a agência de espionagem SVR da Rússia, o Ministério de Situações de Emergência e o Ministério das Relações Externas estabeleçam prazos de evacuação específicos. O gabinete de ministros do país também deve implementar as medidas necessárias para realizar as evacuações voluntárias.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que cerca de 75.000 civis fugiram das suas casas em Gaza, um enclave com dois milhões de habitantes, que está sob bloqueio israelita há 14 anos.

Numa entrevista publicada na quinta-feira, o embaixador russo em Israel indicou que cidadãos russos apelaram à sua missão diplomática na Autoridade Nacional Palestina para uma evacuação da zona de conflito. A agência de notícias estatal RIA Novosti avançou que cerca de 400 cidadãos russos e da CEI estão listados entre os evacuados de Gaza.

Putin juntou-se a outros líderes mundiais no pedido de cessar-fogo entre Israel e os palestinianos, referiu ainda o Moscow Times.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …