Putin e Justin Bieber são parecidos? Sim, se acha que têm personalidades semelhantes

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin e Justin Bieber são fisicamente parecidos? Sem pensar muito, provavelmente não. Mas a resposta pode ser sim, se acha que eles têm personalidade semelhantes.

Um novo estudo sugere que as pessoas pensam que aqueles com traços de personalidade semelhantes são parecidos e vice-versa. O conhecimento da personalidade de uma pessoa pode influenciar a perceção da identidade de um rosto e enviesá-lo para identidades não relacionadas.

Trocado por miúdos é o seguinte: se acha que Putin e Bieber têm personalidades semelhantes, então eles também vão parecer-lhe visualmente mais parecidos, mesmo que não tenham qualquer semelhança física.

(dr) Evan Paterakis Visuals

O cantor canadiano Justin Bieber.

Justin Bieber, George W. Bush, Bill Clinton, Jimmy Fallon, Ryan Gosling, Matthew McConaughey, Bill Murray, Bill Nye, Vladimir Putin, Keanu Reeves, John Travolta e Mark Wahlberg foram algumas das figuras públicas usadas como exemplo neste novo estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica Cognition.

“O nosso rosto é o portal de outra pessoa para os nossos pensamentos, sentimentos e intenções”, explica Jonathan Freeman, coautor do artigo, em comunicado. “Se a perceção dos rostos dos outros for sistematicamente distorcida pela nossa compreensão anterior da sua personalidade, como mostram as nossas descobertas, isto pode afetar a maneira como nos comportamos e interagimos com eles”.

Os resultados sugerem que não apenas detalhes da cara, mas também o conhecimento social anterior desempenha um papel ativo na perceção de rostos.

Para provar isto, os cientistas tiveram a ajuda de 200 voluntários, a quem lhes foram mostrados os rostos colocados lado a lado acima de uma foto de teste de um deles, explica o portal Big Think.

Os voluntários tinham que mover o cursor da imagem de teste para a imagem da pessoa correspondente o mais rápido possível. Depois, os voluntários avaliaram a probabilidade de cada uma dessas pessoas famosas ter traços de personalidade específicos.

Os resultados mostraram que os voluntários estavam inclinados a pensar que as pessoas com características semelhantes eram mais parecidas fisicamente do que aquelas com características diferentes. Os mesmos resultados verificaram-se com rostos nunca antes vistos pelos participantes.

“As nossas descobertas mostram que a perceção da identidade facial é impulsionada não apenas por características faciais, como olhos e queixo, mas também distorcida pelo conhecimento social que aprendemos sobre os outros, enviesando-o em direção a identidades alternativas, apesar do facto de essas identidades não terem qualquer semelhança física”, acrescentou Freeman.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porto 5 - 0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …