Putin: Guerra na Ucrânia é uma “batalha pela sobrevivência da Rússia”

5

Mikhail Metzel / Sputnik

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin, classificou a guerra na Ucrânia como uma “batalha existencial pela sobrevivência da Rússia e do povo russo” e disse que foi forçado a ter em conta as capacidades nucleares da NATO.

“Eles têm um objetivo: dissolver a antiga União Soviética e a sua parte fundamental, a Federação Russa”, disse Putin à televisão estatal Rossiya 1, numa entrevista gravada divulgada este domingo, citada pela agência Reuters.

A NATO e o Ocidente, por sua vez, têm afirmado que o seu objetivo é ajudar a Ucrânia a defender-se contra um ataque não provocado.

De acordo com o líder russo, o Ocidente quer dividir a Rússia e depois controlar o maior produtor mundial de matérias-primas, um passo que, garantiu, pode levar à destruição de muitos povos da Rússia, incluindo a maioria étnica russa. Putin afirmou mesmo que os planos do Ocidente foram colocados em papel.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, alertou que um conflito entre a Rússia e a NATO poderia desencadear a 3.ª Guerra Mundial, declarando que Putin não deve permanecer no poder. Putin indicou que as dezenas de milhões de dólares em assistência militar à Ucrânia mostram que a Rússia enfrenta a própria NATO.

A Ucrânia, por seu lado, vêm sublinhando que não vai descansar até que todos os soldados russos sejam expulsos da Ucrânia, inclusive da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

Segundo a Reuters, este enquadramento da guerra permite que Putin prepare os russos para um conflito mais profundo e prolongado. A doutrina nuclear oficial do Kremlin permite o uso de armas nucleares se estas forem usadas contra a Rússia e coloquem em risco “a própria existência do estado”.

Putin sinalizou que está pronto para destruir a arquitetura do controlo de armas nucleares a menos que o Ocidente recue na Ucrânia. Na terça-feira, suspendeu um tratado de controlo de armas nucleares, alertando que Moscovo poderia retomar os testes nucleares.

Putin afirmou também que a Rússia só retomaria estas discussões quando as armas nucleares francesas e britânicas também fossem consideradas. A Rússia tem o maior ‘stock’ de ogivas nucleares do mundo.

“Nas condições de hoje, quando todos os principais países da NATO declararam que o seu principal objetivo é infligir-nos uma derrota estratégica para que o nosso povo sofra, como dizem, como é que podemos ignorar as suas capacidades nucleares?”, disse Putin, frisando que a maior vitória do ano passado foi a união do povo russo.

ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.