Putin e Erdogan fazem as pazes e restabelecem cooperação económica

1

Anatoly Maltsev / EPA

-

Os presidentes da Rússia e da Turquia encontraram-se esta terça-feira com o objetivo de reatar novamente as relações entre os dois países.

A crise diplomática provocada pelo abate de um caça russo sobre a fronteira turco-síria, em novembro do ano passado, parece finalmente ter tido um fim.

Os presidentes da Rússia e da Turquia encontraram-se esta terça-feira em São Petersburgo, naquele que terá sido o primeiro passo para restabelecer os laços económicos.

E prova disso foram as declarações do presidente Vladimir Putin que sublinhou o desejo de ambos em “restabelecer o diálogo e as relações” bilaterais.

Na resposta, o chefe de Estado turco, Recep Erdogan, que tinha definido a sua deslocação como uma “nova etapa, uma partida do zero”, sublinhou que as relações entre Moscovo e Ancara entram numa fase “totalmente diferente” e considerou que a “solidariedade” entre os dois países vai contribuir para a “resolução dos problemas” na região.

Esta é a primeira visita oficial ao exterior do chefe de Estado turco depois da tentativa de golpe militar de 15 de julho, que seguiu com purgas sem precedentes muito criticadas pelo Ocidente.

“A vossa visita, que ocorre apesar da situação política interna muito complicada na Turquia, demonstra que todos pretendemos restabelecer o diálogo e as relações, no interesse dos povos russo e turco”, declarou Putin, após um aperto de mão entre os dois dirigentes numa sumptuosa sala do palácio Konstantinovski.

Esta deslocação surge um mês depois da reconciliação, no final de junho, quando o Presidente turco “lamentou” diretamente o derrube do bombardeiro russo.

Numa confirmação desta reaproximação, Putin foi um dos primeiros responsáveis estrangeiros a telefonar a Erdogan para condenar o golpe de Estado falhado, e sem manifestar as reticências emitidas pelos ocidentais sobre as medidas repressivas adotadas pelo Governo turco.

No entanto, Putin reafirmou esta terça-feira que a Rússia está “categoricamente contra qualquer tentativa de atuar de forma inconstitucional” e disse esperar que a Turquia “possa ultrapassar este problema e que a ordem e a lei constitucional sejam restabelecidas”.

Erdogan não esqueceu o gesto do seu homólogo russo, e no início da cimeira bilateral agradeceu-lhe pessoalmente o apoio manifestado nos primeiros minutos da intentona golpista no país.

“A sua chamada imediatamente após a tentativa de golpe alegrou-me muito a mim, aos meus colegas e ao nosso povo”, disse Erdogan no início da reunião, transmitida em direto pela televisão russa.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.