Putin e Erdogan fazem as pazes e restabelecem cooperação económica

Anatoly Maltsev / EPA

-

Os presidentes da Rússia e da Turquia encontraram-se esta terça-feira com o objetivo de reatar novamente as relações entre os dois países.

A crise diplomática provocada pelo abate de um caça russo sobre a fronteira turco-síria, em novembro do ano passado, parece finalmente ter tido um fim.

Os presidentes da Rússia e da Turquia encontraram-se esta terça-feira em São Petersburgo, naquele que terá sido o primeiro passo para restabelecer os laços económicos.

E prova disso foram as declarações do presidente Vladimir Putin que sublinhou o desejo de ambos em “restabelecer o diálogo e as relações” bilaterais.

Na resposta, o chefe de Estado turco, Recep Erdogan, que tinha definido a sua deslocação como uma “nova etapa, uma partida do zero”, sublinhou que as relações entre Moscovo e Ancara entram numa fase “totalmente diferente” e considerou que a “solidariedade” entre os dois países vai contribuir para a “resolução dos problemas” na região.

Esta é a primeira visita oficial ao exterior do chefe de Estado turco depois da tentativa de golpe militar de 15 de julho, que seguiu com purgas sem precedentes muito criticadas pelo Ocidente.

“A vossa visita, que ocorre apesar da situação política interna muito complicada na Turquia, demonstra que todos pretendemos restabelecer o diálogo e as relações, no interesse dos povos russo e turco”, declarou Putin, após um aperto de mão entre os dois dirigentes numa sumptuosa sala do palácio Konstantinovski.

Esta deslocação surge um mês depois da reconciliação, no final de junho, quando o Presidente turco “lamentou” diretamente o derrube do bombardeiro russo.

Numa confirmação desta reaproximação, Putin foi um dos primeiros responsáveis estrangeiros a telefonar a Erdogan para condenar o golpe de Estado falhado, e sem manifestar as reticências emitidas pelos ocidentais sobre as medidas repressivas adotadas pelo Governo turco.

No entanto, Putin reafirmou esta terça-feira que a Rússia está “categoricamente contra qualquer tentativa de atuar de forma inconstitucional” e disse esperar que a Turquia “possa ultrapassar este problema e que a ordem e a lei constitucional sejam restabelecidas”.

Erdogan não esqueceu o gesto do seu homólogo russo, e no início da cimeira bilateral agradeceu-lhe pessoalmente o apoio manifestado nos primeiros minutos da intentona golpista no país.

“A sua chamada imediatamente após a tentativa de golpe alegrou-me muito a mim, aos meus colegas e ao nosso povo”, disse Erdogan no início da reunião, transmitida em direto pela televisão russa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …