Previsão para o campo de batalha, onde a Ucrânia vai ter “grandes sucessos”, de acordo com Victoria Nuland, da Casa Branca.
A número dois do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, assegurou nesta quarta-feira durante uma visita a Kiev que “belas surpresas” aguardam o Presidente russo Vladimir Putin e o seu Exército no campo de batalha da Ucrânia.
“Deixo Kiev esta noite com mais entusiasmo face à unidade e ao resultado, quanto a 2024 e à sua importância estratégica absoluta para a Ucrânia”, declarou aos `media`.
“Regresso ainda com uma confiança reforçada pelo facto de, enquanto a Ucrânia consolida as suas defesas, Putin vai ter belas surpresas no campo de batalha e a Ucrânia vai obter grandes sucessos“, disse.
Nuland afirmou que os soldados ucranianos infligiram “perdas maciças às forças terrestres de Putin” e à frota russa do mar Negro.
A contraofensiva de Kiev no verão passado, muito aguardada, constituiu um fracasso e a Rússia passou à ofensiva no leste e no sul.
Na quarta-feira, Vladimir Putin afirmou que as forças russas estavam posicionadas “nos limites” da cidade ucraniana de Avdiivka, no leste, um dos pontos mais intensos da frente.
O chefe das informações militares ucranianas (GUR), Kirill Budanov, disse na terça-feira aguardar que a ofensiva russa seja travada dentro de alguns meses.
“A sua ofensiva prossegue, mas vai esgotar-se no início da primavera“, e de seguida “penso que a nossa vai começar“, disse em declarações à televisão nacional.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.
As informações divulgadas pelas duas partes sobre o curso da guerra não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.
// Lusa
Guerra na Ucrânia
-
12 Dezembro, 2024 Cessar-fogo natalício: Zelenskyy recusou? Há possível acordo de reféns em GazaTambém em: Guerra no Médio Oriente
-
11 Dezembro, 2024 Rússia baixa a guarda (e muito) na ponte da Crimeia
-
6 Dezembro, 2024 Cidade russa tira tudo que é azul e amarelo da árvore de Natal
-
5 Dezembro, 2024 Reino Unido: “Estamos à beira da terceira era nuclear”Também em: Guerra no Médio Oriente
Putin ,e outros Psicopatas Carniceiros do mesmo género , com poder nuclear capaz de desencadear uma 3a G.M só merecem uma coisa , un furo no meio da testa . Para quem quiser saber o porquê da construção de um Búnquer altamente luxuoso , que esta criatura mandou construir a 50 metros debaixo do seu Palacio , faz -me pensar na Toca do Lobo de un certo Adolfo Hitler . Um só facto me reconforta , estas criaturas desta espécie , também são mortais , e en casos antecedentes até morrem mal !