Putin avisa Irão: cuidado com o “desastre”

1

Gavriil Grigorov / EPA / Sputnik / Kremlin

Vladimir Putin

Presidente do Irão assegurou ao presidente da Rússia que não quer levar o conflito com Israel para outra escala.

O Governo da Rússia está preocupado com a tensão entre Irão e Israel.

Na segunda-feira, o Kremlin já tinha apelado à “contenção de todos os países da região. Uma nova escalada não serve os interesses” de ambos os países, analisou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Desta vez o apelo à contenção surgiu do próprio presidente da Rússia, que falou com o presidente do Irão por vídeo-chamada.

Vladimir Putin disse a Ebrahim Raisi que levar o conflito com Israel para outro patamar teria “consequências desastrosas”.

“Vladimir Putin expressou a esperança de que todas as partes demonstrem moderação razoável e evitem uma nova ronda de confrontos que teria consequências desastrosas para toda a região”, lê-se no comunicado do Kremlin.

Mas Ebrahim Raisi repetiu a posição do Irão: o país agiu em legítima defesa quando atacou Israel com drones e mísseis, no fim-de-semana passado. “Foi forçado a tomar estas medidas, que eram de natureza limitada”.

“Ao mesmo tempo, sublinhou que Teerão não está interessado numa nova escalada de tensão”, esclarece o Governo da Rússia.

Os presidentes de Rússia e Irão consideram que estes desenvolvimentos têm uma origem: a falta de solução para o conflito entre Israel e Palestina.

Rússia e Irão apelam a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.