Puigdemont arguido por rebelião, sedição e desvio de fundos

Generalitat de Catalunya / Wikimedia

O presidente da Generalitat de Catalunya, Carles Puigdemont

José Manuel Maza, procurador-geral de Espanha, anunciou que a acusação contra o presidente catalão destituído, Carles Puidgemont, e o seu governo foi apresentada junto da Audiência Nacional.

O Ministério Público espanhol apresentou esta segunda-feira acusações contra os principais membros do governo catalão por rebelião, sedição e fraude e contra a presidente do Parlamento regional e os membros da mesa que processaram a declaração de independência.

O procurador-geral do Estado espanhol, José Manuel Maza, anunciou que a acusação contra o presidente catalão destituído, Carles Puidgemont, e o seu governo foi apresentada junto da Audiência Nacional, enquanto a acusação contra Carme Forcadell e os membros da mesa foi dirigida ao Supremo Tribunal.

Segundo o Jornal de Notícias, José Manuel Maza não pede medidas cautelares, por agora, mas reserva-se a pedi-las, tendo “em conta a atenção e a gravidade dos atos imputados”.

“A Procuradoria-Geral interpôs queixas por rebelião, sedição e desvio de fundos contra os principais políticos da Generalitat da Catalunha, que com as suas ações e atos ao longo dos últimos dois anos produziram uma crise institucional que culminou na declaração unilateral de independência com total desprezo à nossa Constituição no passado 27 de outubro”, disse o procurador-geral, José Manuel Maza, esta segunda-feira de manhã, citado pelo Observador.

Esta mensagem acontece horas depois do presidente destituído da Catalunha ter publicado no Instagram uma imagem do interior da sede do governo, em Barcelona, com a mensagem: “Bom dia”.

https://www.instagram.com/p/Ba3MehjBMXv/

O texto que acompanha a fotografia não especifica se foi tirada hoje ou se foi captada anteriormente. Esta manhã jornalistas concentraram-se à porta do Palau de la Generalitat – a sede do Executivo regional – para testemunhar se Puigdemont iria ou não tentar entrar no edifício, uma vez que este disse não ter reconhecido a destituição do cargo feita por Mariano Rajoy.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Puidgemont para não fugir ao nome, resolver fugir á policia espanhola e andar a monte. E assim se acaba para ele os sonhos de liberdade. Mas será que tudo acabou? Iremos ver nos proximos capítulos.

  2. Quando se enfrenta um estado todo poderoso fazendo valer por todos os meios a sua ambição colonialista ou se entrega como mártir ou se procura abrigo num local seguro!.

    • quando se enfrenta um cretino sem escruplos que se serve do populismo para enganar os eleitores e adotar medidas que nao representam a vontade da maioria… nada mais ha a fazer que pedir ajuda a interpol para apanhar os fugitivos e prende-los rapidamente. o estado de direito, embora nao gostes tem leis.

  3. alem de cretino, oportunista e complexado. perdeu se nas maos da extrema esquerda e dos jhiadistas, serviu se dos votos da direita nacionalista para dar o golpe… nao conseguiu como se imaginava ..mas preparou bem a fuga um rato de esgoto….

RESPONDER

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máxima de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …