Cientistas usam publicações na Internet para prever separações 3 meses antes de ocorrerem

Um estudo que examinou a linguagem que as pessoas usam quando estão a passar por uma separação revelou que os marcadores desse evento iminente podem ser vistos três meses antes de ocorrer.

Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas analisou 1.027.541 publicações de 6.803 utilizadores do Reddit. Os utilizadores foram escolhidos especificamente porque publicaram na temática “Separações”. Assim, explica o IFLScience, os cientistas conseguiram ver como as separações afetaram o uso da linguagem.

A equipa analisou as publicações antes, durante e depois das separações em dois anos de publicações, descobrindo que os marcadores de linguagem que indicam uma separação começaram três meses antes e os utilizadores não regressaram à linha de base até, em média, cerca de seis meses após o evento.

“Os sinais incluíram um aumento nas palavras começadas com os pronomes ‘eu’, [“I”, em inglês], ‘nós’ e palavras de processamento cognitivo (característica da depressão, foco coletivo e processo de construção de significado, respetivamente) e quedas no pensamento analítico (indicando uma linguagem mais pessoal e informal)”, escreveu a equipa.

Num dos exemplos analisados no estudo, existiam sinais de processamento cognitivo, bem como uma abundância de na referência da pessoa a si mesma – eu, mim, me.

Estou indeciso se devo ou não partilhar a minha história. Preciso de ajuda porque me sinto perdido, mas a minha história é longa e não tenho certeza se vale a pena partilhá-la”, lê-se no exemplo partilhado pelos investigadores.

Na versão original, é possível perceber a abundância de palavras começadas com ‘I’ – o pronome pessoal “eu”, em inglês: “I’m undecided whether or not to share my story. I need some help because I feel lost but my story is long and not sure whether it’s worth sharing.”

As mudanças subtis no uso de pronomes e outras mudanças na linguagem foram vistas não só quando os utilizadores estavam a falar sobre as suas relações, mas também quando se referiam a outros tópicos.

“Parece que, mesmo antes de as pessoas saberem que vai acontecer uma separação, isso começa a afetar as suas vidas”, disse Sarah Seraj, candidata ao doutoramento em psicologia na Universidade do Texas, citada pelo Science Daily.

“Realmente não notamos quantas vezes estamos a usar preposições, artigos ou pronomes, mas estas palavras funcionais são alteradas de uma forma quando se está a passar por uma revolta pessoal,  que pode dizer muito sobre o nosso estado emocional e psicológico”.

As mudanças na linguagem atingiram o pico durante a semana da separação e, geralmente, voltaram ao normal seis meses após o fim da relação.

No entanto, quem publicou sobre a sua separação durante períodos de tempo mais longos foi considerado “menos adaptado [à situação] um ano após a separação, em comparação com aqueles que publicaram durante um período de tempo mais curto”.

Este estudo vai ser publicado em fevereiro na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.