Publicação de Von der Leyen sobre Auschwitz leva polacos à revolta

Christophe Petit Tesson / EPA

Os polacos revoltaram-se, este domingo, com a Comissão Europeia (CE), devido a uma publicação onde “Auschwitz da ocupação nazi” é descrita como sendo “Polónia”. A publicação foi, entretanto, alterada.

A Polónia pediu no domingo à Comissão Europeia para alterar uma publicação nas redes sociais sobre o Holocausto, ao considerar que relaciona erradamente o campo de concentração de Auschwitz com a Polónia, e não com a Alemanha nazi.

Num vídeo divulgado sábado na plataforma X pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para assinalar Dia Internacional de Evocação do Holocausto, Leyen e outros comissários leem os nomes de vítimas do Holocausto com o vídeo a revelar os seus locais de nascimento e morte.

Diversas vítimas estão assinaladas como “Mortas em Auschwitz, Polónia”, sem referir que este campo de extermínio foi construído e dirigido pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Em mensagem na rede social X, o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radoslaw Sikorski, considerou que “quando existe referência ao campo de extermínio nazi de Auschwitz deveria ser assinalado que foi estabelecido sob ocupação alemã”. E acrescentou que “a informação divulgada pela Comissão Europeia seria clarificada”.

Na tarde de domingo, o título do foi alterado para “Auschwitz, campo de extermínio da Alemanha nazi”.

A Comissão Europeia não reagiu no imediato a esta alteração, indicou a agência noticiosa Associated Press (AP).

O presidente do parlamento polaco, Szymon Holownia, congratulou-se com a alteração ao referir: “O campo de Auchwitz foi um campo de concentração nazi estabelecido nas áreas ocupadas pela Alemanha em 1939. Esta é a única verdade”.

No sábado, um grupo de sobreviventes do Holocausto e responsáveis oficiais promoveram uma modesta cerimónia no memorial e museu de Auschwitz-Birkenau para assinalar o 79º aniversário da libertação do campo por tropas soviéticas em 17 de janeiro de 1945.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.