Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

(dr) Mazin et al., Geobios, 2020

Algumas das pegadas encontradas na “Praia dos Pterossauros”, em França

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes.

Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não tinham provas de como este grupo de répteis voadores, do Triássico e do Jurássico, andou na terra.

Mas agora, avança a revista Scientific American, as primeiras pegadas conhecidas destas criaturas, descobertas na Plage aux Pterosaures (Praia dos Pterossauros em Português), em Crayssac, no sul de França, dão as primeiras pistas.

Embora mais de 30 locais em todo o mundo tenham pegadas de pterossauros fossilizadas, todas foram deixadas por pterossauros conhecidos como pterodáctilos — um grupo comum no Jurássico Superior e no Cretáceo. Estes pterossauros mais recentes, como o Pteranodon e o Quetzalcoatlus, tinham caudas curtas e mandíbulas sem dentes, sendo que alguns atingiam o tamanho de pequenas aeronaves.

Até há pouco tempo, os especialistas consideravam que os pterossauros não-pterodáctilos — como é o caso do Rhamphorhynchus — viviam nas árvores e eram incapazes de andar no chão. No entanto, as escavações realizadas entre 2010 e 2014 por estes cientistas mostram pegadas alternadas das patas frontais e traseiras.

À primeira vista, as pegadas descobertas pareciam ser de pterossauros. Mas, quando se aperceberam que estas tinham cinco dedos nas patas traseiras, os investigadores perceberam o significado do que haviam encontrado — os pterodáctilos tinham apenas quatro dedos, enquanto os não-pterodáctilos tinham cinco.

De acordo com a mesma revista, as pegadas também revelaram que as patas da frente destes primeiros pterossauros tinham dedos voltados para a frente, em vez de serem torcidos para o lado, como se tinha observado nas dos seus parentes posteriores.

“Embora sejam morfologicamente muito diferentes dos vestígios dos pterodáctilos, estas novas pegadas mostraram claramente que os não-pterodáctilos eram quadrúpedes e bons caminhantes”, explica Jean-Michel Mazin, paleontólogo responsável pela descoberta e cujo estudo foi publicado, em janeiro, na revista científica Geobios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …