Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

(dr) Mazin et al., Geobios, 2020

Algumas das pegadas encontradas na “Praia dos Pterossauros”, em França

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes.

Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não tinham provas de como este grupo de répteis voadores, do Triássico e do Jurássico, andou na terra.

Mas agora, avança a revista Scientific American, as primeiras pegadas conhecidas destas criaturas, descobertas na Plage aux Pterosaures (Praia dos Pterossauros em Português), em Crayssac, no sul de França, dão as primeiras pistas.

Embora mais de 30 locais em todo o mundo tenham pegadas de pterossauros fossilizadas, todas foram deixadas por pterossauros conhecidos como pterodáctilos — um grupo comum no Jurássico Superior e no Cretáceo. Estes pterossauros mais recentes, como o Pteranodon e o Quetzalcoatlus, tinham caudas curtas e mandíbulas sem dentes, sendo que alguns atingiam o tamanho de pequenas aeronaves.

Até há pouco tempo, os especialistas consideravam que os pterossauros não-pterodáctilos — como é o caso do Rhamphorhynchus — viviam nas árvores e eram incapazes de andar no chão. No entanto, as escavações realizadas entre 2010 e 2014 por estes cientistas mostram pegadas alternadas das patas frontais e traseiras.

À primeira vista, as pegadas descobertas pareciam ser de pterossauros. Mas, quando se aperceberam que estas tinham cinco dedos nas patas traseiras, os investigadores perceberam o significado do que haviam encontrado — os pterodáctilos tinham apenas quatro dedos, enquanto os não-pterodáctilos tinham cinco.

De acordo com a mesma revista, as pegadas também revelaram que as patas da frente destes primeiros pterossauros tinham dedos voltados para a frente, em vez de serem torcidos para o lado, como se tinha observado nas dos seus parentes posteriores.

“Embora sejam morfologicamente muito diferentes dos vestígios dos pterodáctilos, estas novas pegadas mostraram claramente que os não-pterodáctilos eram quadrúpedes e bons caminhantes”, explica Jean-Michel Mazin, paleontólogo responsável pela descoberta e cujo estudo foi publicado, em janeiro, na revista científica Geobios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Seis crianças infetadas em surto em infantário nas Caldas da Rainha. Hospital de Gaia diagnostica mais 5

O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da câmara. No mesmo dia, cinco crianças deram positivo no teste para covid-19 …

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …