PT vai encerrar instalações de Beja e fazer auditoria interna a intoxicação

tuvalkin / Flickr

-

A PT Portugal anunciou que vai encerrar as instalações do centro de Beja, onde 41 funcionários sofreram hoje uma intoxicação sem gravidade, e irá realizar uma auditoria interna para averiguar origem da situação.

Num comunicado, a PT Portugal confirma que 41 colaboradores do Contact Center de Beja foram assistidos pelo Serviço de Bombeiros Voluntários de Beja após “queixas de má disposição e de náuseas“, e depois assistidos no hospital da cidade.

“Os 41 colaboradores estão em observação e nenhum está em estado considerado grave”, indica ainda a empresa, referindo-se ainda à situação idêntica pela qual passaram, no sábado, 17 trabalhadores do mesmo espaço de atendimento, assistidos com sintomas idênticos.

No comunicado, a empresa relata que na passada sexta-feira “foi realizada uma intervenção regular de desinfestação no edifício do contact center da PT Portugal em Beja, por uma empresa credenciada para o efeito”.

Após o sucedido, a PT Portugal diz que efetuou “a limpeza exaustiva dos aparelhos de ar condicionado, dos espaços e o seu arejamento prolongado e de imediato iniciou um processo de averiguação do sucedido”.

No entanto, a intoxicação voltaria a repetir-se hoje, com 41 trabalhadores, razão pela qual a PT decidiu encerrar as instalações do Contact Center de Beja para realizar uma auditoria interna “com objetivo de averiguar a origem das más disposições causadas nos trabalhadores daquele edifício”.

Acrescenta que as instalações só deverão ser reabertas após conclusão da auditoria e “após garantia da total segurança para os trabalhadores”, enquanto os serviços serão assegurados noutros centros de atendimento da PT Portugal.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) também anunciou hoje que vai abrir um inquérito para averiguar as causas da intoxicação”.

Em declarações hoje aos jornalistas, o segundo comandante dos bombeiros de Beja, Pedro Barahona, disse que “são todos feridos ligeiros, que apresentavam sintomas de vómitos, náuseas, ardor nos olhos e irritação na pele”.

Segundo o responsável dos bombeiros, na origem dos sintomas de intoxicação está um pesticida utilizado na desinfestação do edifício.

A desinfestação foi feita na sequência de queixas dos trabalhadores devido a existência de piolhos dos pombos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …