PSP só registou agressão a jovem na noite de S. João três dias depois

Nicol Quinayas / Facebook

Nicol Quinayas, a colombiana agredida no São João no Porto

Os agentes da PSP que foram chamados para o caso da agressão à jovem colombiana Nicol Quinayas, de 21 anos, na noite de S. João, no Porto, levaram três dias a redigir o auto da ocorrência. E só o fizeram depois de Nicol ter apresentado queixa na esquadra e de o caso ter sido noticiado.

A jovem foi violentamente agredida e insultada, na madrugada de domingo, no Porto, por um segurança da empresa 2045 a exercer funções de fiscalização para a STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto).

Os agentes da PSP que foram ao local ignoraram Nicol e as testemunhas da agressão e só registaram os “dados de agressor”, reporta o jornal Público. A PSP só fez a participação da ocorrência três dias depois, aponta o diário, notando que antes disso Nicol fez queixa na esquadra e que o caso foi reportado pelos órgãos de informação.

Uma fonte da Direcção Nacional da PSP refere ao Público que a data do auto é de 27 de Junho, enquanto a agressão ocorreu na madrugada de 24 de Junho. Nicol fez queixa no dia 25 de Junho numa esquadra.

A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) nota ao Público que vai “monitorizar a situação” através de “um processo de índole administrativa“, solicitando, nomeadamente, à Direcção Nacional da PSP para “se pronunciar sobre o procedimento adoptado”.

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial refere, por seu lado, que vai remeter o caso para o Ministério Público.

(dr) Nicol Quinayas

PS exige acção do Governo e debate sobre racismo

Bloco de Esquerda, PCP e PS já vieram a terreiro condenar o sucedido, pedindo respostas sobre a actuação da PSP. O PS exigiu ao Governo que actue junto das forças policiais para que haja consequências da agressão “racista” de que foi vítima a jovem colombiana e que conclua “rapidamente” o diploma sobre segurança privada.

Palavras do Presidente do PS, Carlos César, que também deixa recados ao Governo, notando que “é importante que conclua rapidamente a proposta de lei para disciplinar melhor a actividade da segurança privada”.

“É importante também que o Governo tenha consciência de que aquilo que se passou não foi uma mera desavença”, sublinha Carlos César. “Foi uma agressão com um fundamento racista, que não pode deixar de ser registada no plano político”, considera.

O Presidente do PS também reforça que “é importante que na sociedade portuguesa não se escondam acontecimentos como estes, que não sejam mascarados ou trivializados” e que sejam, “antes, devidamente valorizados”, e destaca que “é importante que se aprofunde o debate sobre o racismo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Totalmente contra o segurança, mas como não sou parvo se as imagens apresentadas correspondessem á verdade? bem nunca em 4 ou 5 dias que perfazem hoje. Como via na televisão hoje só pequenos sinais de agressão, nem com muito gelo etc esses sinais desapareceriam quase por completo e nem com maquilhagem acho.
    Mas concordo em absoluto que se investigue e castigue fortemente até como exemplo.

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …