Psicose do Brexit. Diagnosticado primeiro caso no Reino Unido

No Reino Unido, uma equipa de especialistas identificou o primeiro caso que dizem ser um surto psicótico devido ao Brexit. “Os eventos políticos podem atuar como fatores de stress psicológico e têm um impacto significativo na saúde mental das pessoas”, alerta o relatório médico.

Em 2016, três semanas após a saída do Reino Unido da União Europeia ter ganho o referendo do Brexit, um homem de 40 anos foi atendido no hospital, apresentando um estado psicótico agudo e preocupação profundas com o Brexit.

“Apresentava-se agitado, confuso, com pensamento desordenado. Tinha alucinações auditivas, identificações e referências erradas, paranóia e ilusões bizarras”, elenca o relatório, assinado pelo Dr. Mohammad Zia Ul Haq Katshul, do Instituto de Saúde Mental da Universidade de Nottingham.

“Durante o seu internamento na ala psiquiátrica, ele disse ter vergonha em ser britânico. Descreveu a sua família como sendo multicultural. Disse ter olhado para o mapa eleitoral, no que toca aos resultados, sobre a forma como as pessoas votaram sobre a União Europeia. E pertencer a uma circunscrição que reflete uma opinião que não é a sua”, conta o médico, citado pelo Diário de Notícias.

O médico disse ter tratado o paciente com olanzapina, um antipsicótico usado para tratar a esquizofrenia e a desordem bipolar. No relatório, o especialista refere ainda que o paciente tinha tido um episódio semelhante 13 anos antes, relacionado com stress laboral.

O homem “tinha estado sujeito a stress relacionado com o trabalho e a família antes daquele episódio e isso pode ter contribuído”. “Os eventos políticos podem atuar como fatores de stress psicológico e têm um impacto significativo na saúde mental das pessoas, especialmente daqueles que já têm predisposição para desenvolver doenças mentais”, adverte.

O relatório foi publicado no British Medical Journal e citado por vários meios de comunicação, mas não é a única evidência de que o transtorno político que se vive no Reino Unido tem afetado a saúde das pessoas.

Em junho, a psicoterapeuta Emmy van Deurzen disse ao The Guardian que muitos cidadãos comunitários têm procurado a sua ajuda, movidos por problemas de stress e ansiedade relacionados com o Brexit. Na sua clínica, recebe agora 15 cidadãos europeus por semana, quando antes recebida, durante o ano todo, no máximo 50 ou 100.

“Quase todos os cidadãos da UE no Reino Unido são afetados pelo Brexit de alguma forma. Algumas pessoas estão a sentir-se incomodadas, outras que não podem continuar aqui e outras que não conseguem lidar com ansiedade, as insónias, que têm tido ataques de pânico, sentimentos de paranóis e ideação suicida”, disse, na altura, a especialista.

No início deste ano, em declarações ao HuffingtonPost.co.ukMike Ward também já tinha afirmado que a ansiedade causada pelo Brexit é bem real. O psicoterapeuta, que tem duas clínicas no Reino Unido, afirmou que, dos pacientes que atendeu no espaço de duas semanas, metade referiu preocupações em relação ao Brexit.

Apesar de não ser a causa primária da ansiedade, pode certamente piorar sentimentos de preocupação, de falta de esperança e de ausência de controlo sobre uma situação, explica o especialista.

No referendo de 23 de junho de 2016, 52% dos eleitores britânicos votaram a favor da saída da União Europeia e 48% a favor da permanência do Reino Unido na UE. A nova data de saída é 31 de outubro, mas neste momento ainda não é possível saber se o país vai abandonar mesmo a União Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E fora da UK também existe o mesmo problema. Eu confesso que tenho sintomas de psicose do Brexit, estou esperançado que saiam sem acordo e se arrependam amargamente… Maldito chá que a nossa princesa Catarina de Bragança levou para Inglaterra.

RESPONDER

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …

Ryanair avança para tribunal contra o Governo britânico

A Ryanair e uma empresa dona de três aeroportos britânicos, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens. Esta quarta-feira à noite, a Ryanair e a maior operadora aeroportuária do …

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …