PSG suspende Messi e não vai renovar o seu contrato

Christophe Petit Tesson / EPA

Messi não vai receber salário, treinar ou jogar nas próximas duas semanas, após ter sido suspenso pelo PSG. As negociações da renovação de contrato caíram.

O Paris Saint-Germain suspendeu Lionel Messi por duas semanas após o argentino ter viajado até à Arábia Saudita sem a autorização do clube.

O emblema parisiense considerou que este foi um comportamento grave de Messi, que mereceu punição. Durante as próximas duas semanas, o avançado não vai poder treinar ou jogar e não vai receber salário.

A viagem de Messi à Arábia Saudita aconteceu menos de 24 horas depois do desaire caseiro, por 1-3, frente ao Lorient. Devido à deslocação, o internacional albiceleste faltou ao treino da equipa.

“Quem diria que a Arábia Saudita tem tanto verde? Adoro explorar as suas maravilhas sempre que posso”, escreveu Messi nas redes sociais. A hashtag #visitsaudi sugere que visitou o país na condição de embaixador de turismo do país.

O ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb, partilhou fotografias de Messi e da sua família na visita ao país.

Segundo a RMC Sport, foi Luís Campos, diretor-desportivo do PSG, a telefonar a Messi para lhe comunicar a suspensão. O futebolista de 35 anos vai falhar, pelo menos, os encontros com Troyes e Ajaccio.

A suspensão teria sido fundamentalmente uma decisão do presidente Nasser al-Khelaïfi. O jornal L’Équipe escreve ainda que o técnico Christophe Galtier conversou com o plantel sobre a polémica, que terá incomodado alguns atletas.

Embora a viagem de Messi ao Médio Oriente já estivesse programada e tivesse como propósito a promoção turística do país, rumores logo começaram a surgir.

Há quem mencione novamente a hipótese de o jogador se transferir para o Al Hilal, uma possibilidade que se falou muito perante a chegada de Cristiano Ronaldo à liga. O emblema saudita estará disposto a pagar a Messi 400 milhões de euros por ano.

Ainda assim, o cenário mais falado tem sido um eventual regresso ao Barcelona, que é cogitados há alguns meses. No entanto, há o entendimento que o emblema catalão não deverá avançar com a sua contratação.

“Não irá voltar. Criaram essa cortina de fumo para esconderem os problemas do clube”, disse Jaume Llopis, ex-dirigente dos catalães.

Toda esta situação levou a imprensa francesa a avançar que o PSG não vai renovar o contrato de Leo Messi, que termina em junho deste ano. A cláusula de mais um ano de opção de contrato não deverá ser acionada.

As negociações entre ambas as partes não correram bem. Messi não aceitou a proposta do PSG que envolvia um corte de 25% no salário, de forma a cumprir o fair play financeiro.

Por outro lado, os parisienses não estavam dispostos a obedecer às exigências do argentino, que exigiu maiores garantias de que os franceses vão lutar ativamente pela conquista da Liga dos Campeões na próxima época. Para tal, Messi pedia o despedimento de Christophe Galtier e a contratação de nomes de topo.

Messi conta com 31 golos em 71 jogos pelo PSG. Só esta temporada soma 19 assistências e 20 golos em 37 jogos.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.