/

PSD volta a perder terreno para o PS

Inácio Rosa / Lusa

Depois de vários dias de recuperação, o PSD desceu nas intenções de voto dos portugueses, aumentando assim a distância entre o principal adversário, o PS.

A sondagem diária da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TSF e TVI do dia 25 de setembro, na quarta-feira, mostra o Partido Socialista a recuperar terreno, subindo 0,4 pontos percentuais face ao dia anterior para 36,4% das intenções de voto.

o PSD baixa 1,5 pontos percentuais em relação a terça-feira, colhendo 27% das intenções de voto. Inverte-se assim a tendência de subida dos sociais-democratas que se verificava nesta sondagem desde o dia 21 de setembro. A tendência no PS era de descida desde esse dia até hoje. Com esta inversão, o PS fica a 9,4 pontos percentuais de vantagem para o PSD.

Segundo a TSF, os socialistas recuperam em todos os segmentos, incluindo género, idade, região ou situação económica.

O BE e a CDU ganham 0,1 pontos percentuais face a ontem, ficando com 10,6% e 6,9% das intenções de voto, respetivamente. Em quinto lugar surge o CDS nos 4,4%, uma percentagem inalterada face a ontem.

Em sexto lugar está o PAN, que regista a segunda maior queda ao descer 0,7 pontos percentuais nas intenções de voto para os 3%. O porta-voz do PAN, André Silva, é o líder partidário cuja opinião dos eleitores sondados mais piorou.

Na faixa dos partidos que não têm atualmente representação parlamentar, o destaque vai para a Iniciativa Liberal, que sobe 0,6 pontos percentuais para os 1,8%. A seguir surge o Livre que soma 0,3 pontos percentuais para os 1,3% das intenções de voto.

Questionados sobre o que leram, viram ou ouviram sobre os candidatos, os inquiridos dão clara vantagem a António Costa e a Rui Rio: o secretário geral do PS foi notado por 60%, logo seguido pelo presidente do PSD ​​​​​​​com 56%. Os outros líderes surgem muito abaixo na exposição mediática: 42% para Catarina Martins, 37% para Assunção Cristas, 31% para Jerónimo de Sousa e 25% para André Silva.

A seguir a André Silva, Marinho e Pinto, do PDR, é o segundo candidato com pior avaliação no impacto exposição mediática (16,7% negativos). Joacine Katar Moreira, do Livre, e Pedro Santana Lopes, do Aliança, subiram: ambos os candidatos tinham 20% negativos, passando para 0% e 3,4% negativos, respetivamente.

As respostas a esta sondagem mostram uma recuperação para António Costa (que se mantém em terreno negativo com 9 pontos negativos). Rui Rio ainda regista um saldo positivo nos 13% mas desce ligeiramente em relação a dias anteriores. Pela negativa, Assunção Cristas e André Silva mantêm-se no vermelho: -23,5% para o deputado do PAN e -10% para a líder do CDS. A esquerda não regista alterações.

Os indecisos rondam os 24%, uma ligeira redução tendo em conta os valores dos últimos dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.