Dezasseis deputados do grupo parlamentar do PSD entregaram, esta quarta-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução que pretende estender o programa nacional de apoio ao uso da bicicleta no ensino pré-escolar.
De acordo com o jornal Público, este projeto de resolução do PSD recomenda ao Governo que estabeleça o programa nacional de apoio ao uso da bicicleta no ensino pré-escolar e “proceda atempadamente à cabimentação dos recursos necessários”.
Os sociais-democratas consideram que este uso da bicicleta em contexto escolar permite “desenvolver a consciência cívica, indo ao encontro das práticas de descarbonização e uso de meios suaves e cicláveis na mobilidade sustentável”.
Os 16 deputados que subscreveram o documento entendem que esta medida também irá permitir “uma antecipação das metas estabelecidas, ao criar uma maior cultura do uso da bicicleta dentro e fora da escola, sendo transversal ao uso familiar da mesma”.
O projeto de resolução aponta ainda que a utilização da bicicleta desde esta idade pode antecipar a deteção de “problemas de ordem motora”, “lutar contra a obesidade infantil” e permitir “trabalhar com jovens com necessidades especiais”.
O Eurostat divulgou, em agosto passado, que o nosso país foi o principal produtor de bicicletas na União Europeia em 2019, ao fabricar 2,7 milhões de unidades, praticamente um quarto de toda a produção dos 27 Estados-membros.