Partido do Governo deve apresentar outra proposta, com maior foco nos escalões mais baixos. Negociações com os socialistas já em andamento.
As ideias de PSD e CDS sobre o IRS não encaixam nas ideias do PS. Mas isso está a ser tratado nos bastidores da Assembleia da República.
À direita, a proposta é baixar de forma mais igualitária o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares em quase todos os escalões; a excepção é o último (quem tem os maiores rendimentos).
O PS (e o Chega) preferem outra abordagem: focar-se nos escalões mais baixos, dar mais vantagens no IRS a quem recebe salários mais baixos. O custo seria o mesmo.
Nesta quarta-feira houve conversas “laterais” para haver entendimento entre os dois maiores partidos neste assunto, relata o jornal Observador.
Em princípio, vai aparecer outra proposta do PSD, precisamente focada nos escalões mais baixos, onde a descida de IRS será mais evidente.
Já ontem de manhã, Hugo Carneiro (PSD) disse que os partidos deveriam “conversar lateralmente e aproximar posições sobre o IRS”.
Entre o PS, acredita-se que “haverá solução“, cita o jornal.
Mas ainda existem algumas desconfianças entre as várias partes. E, caso não haja consenso, os sociais democratas já terão elaborado outra proposta, um texto de substituição – cujo conteúdo não foi explicado.