PSD força Centeno a nova audição na comissão parlamentar sobre a CGD

1

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O PSD apresentou esta quinta-feira um requerimento potestativo para ouvir novamente o ministro das Finanças na comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Na semana passada, os sociais-democratas, coordenados na comissão pelo deputado Hugo Soares, apresentaram um requerimento a pedir a audição do ministro, mas o texto foi chumbado por PS, BE e PCP. Agora, e dando uso à figura do requerimento potestativo, o PSD volta a pedir a presença na comissão de inquérito de Mário Centeno, numa altura em que surgiram novas notícias sobre o banco público, nomeadamente sobre o tempo em que António Domingues foi o seu presidente executivo.

Na reunião da semana passada da comissão de inquérito foram votados vários nomes que o PSD e o CDS-PP queriam ainda chamar à comissão de inquérito: novas audições ao ministro das Finanças, ao governador do Banco de Portugal, ou ao antigo presidente da Caixa António Domingues foram chumbadas, para além de terem sido negadas – por PS, BE e PCP – a audição de auditoras ou, por exemplo, de Armando Vara.

Apesar destes chumbos, o PSD tem direito a oito pedidos potestativos de audição e o CDS-PP a dois outros.

De acordo com o número 3 do artigo 16.º do regime jurídico dos inquéritos parlamentares, “as diligências instrutórias” que sejam consideradas “indispensáveis ao inquérito pelos deputados que as proponham são de realização obrigatória até ao limite máximo de 15 depoimentos requeridos pelos deputados dos grupos parlamentares minoritários no seu conjunto, em função da sua representatividade ou por acordo entre eles, e até ao limite máximo de 8 depoimentos requeridos pelos deputados do grupo parlamentar maioritário no seu conjunto, ficando os demais depoimentos sujeitos a deliberação da comissão”.

O PSD já anunciou que também irá apresentar um requerimento potestativo para a audição de Armando Vara.

No debate quinzenal desta quarta-feira, o primeiro-ministro saiu em defesa do seu ministro das Finanças, acusado pelos partidos de direita de ter mentido quando disse desconhecer as razões da saída do anterior presidente da CGD, António Domingues.

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, recordou a troca de correspondência entre o anterior presidente da CGD e o ministro das Finanças, noticiada nesse dia pelo jornal ECO, segundo a qual António Domingues teria acordado com Centeno a dispensa de apresentar a sua declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional.

E lembrou que, num anterior debate quinzenal, António Costa tinha respondido ao líder do PSD, Passos Coelho, não ter explicação para a demissão de Domingues e até a considerar estranha. “Não estranha que o seu ministro das Finanças lhe tenha ocultado o teor da correspondência com o anterior presidente da Caixa ou afinal o senhor primeiro-ministro sabia”, questionou o líder parlamentar do PSD.

Costa não respondeu de imediato, mas defendeu o seu ministro das Finanças, ausente neste debate, uns minutos à frente, depois de interpelado pela deputada e líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

// Lusa

1 Comment

  1. O défice ficou abaixo de todas as previsões é preciso abater quem conseguiu esta proeza!
    É que se o Ministro continua neste caminho, quando é que nós, CDS & laranjas voltamos a ser governo?
    Não havendo muito por onde pegar, vamos lá aproveitar esta questão, até fritar os miolos aos portugueses..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.