PSD avança para revisão constitucional. PS vai a debate, BE e PCP dizem não haver “razão premente”

Mário Cruz / Lusa

Vinte e quatro anos depois da última revisão geral da Constituição, o PSD defende que está na altura de abrir um novo processo. O BE e PCP estão satisfeitos com a atual, mas admitem participar no debate.

Segundo noticia o Público, o PS não pretende ter a iniciativa, mas assume que está disponível para participar no debate e dar contributos.

Mais à esquerda, o BE e PCP alinham na ideia de que não há “razão premente” para alterar a Lei fundamental, mas também se mostram disponíveis para participar na discussão.

Já de olho numa revisão constitucional, o líder do PSD constituiu no início deste ano uma comissão interna no PSD.

Para Rui Rio, um dos pontos de discussão mais importantes será a área da justiça, passando pelas alterações na nomeação e composição dos conselhos superiores. Outro dos aspetos irá refletir sobre os últimos tempos vividos em pandemia e em estado de emergência.

A reforma da justiça, defende Rio, deverá passar por uma alteração da composição dos conselhos superiores e a atribuição da competência de nomear vogais do Conselho Superior do Ministério Público ao Presidente da República. Já a questão do sistema eleitoral e da redução do número de deputados, ainda não está fechada.

Após meses de pandemia e sucessivas declarações e renovações do estado de emergência, decretadas por razões sanitárias, os “laranjas“ consideram que o regime previsto na Constituição é demasiado rígido e que é necessário flexibiliza-lo.

Relativamente ao Tribunal Constitucional, o PSD pondera vir a propor que o acesso seja alargado, permitindo julgar decisões judiciais e não apenas normas como acontece atualmente.

O chamado recurso de amparo ou queixa constitucional, que existe noutros países, permite a um particular recorrer ao TC sobre a violação dos seus direitos e liberdades fundamentais praticada em decisão judicial ou administrativa.

O PSD destaca ainda como prioridade, questões sobre o regime do sistema de segurança interna e o das entidades administrativas que devem passar a ficar sob reserva de competência legislativa da Assembleia da República.

Embora a Constituição já tenha sido alvo de sete revisões, o texto manteve artigos sobre política agrícola, industrial e comercial que os sociais-democratas pretendem eliminar para tornar a Lei fundamental menos programática.

Há ainda outras questões de pormenor como a dispensa da obrigação de o Presidente da República pedir autorização antecipada à Assembleia da República para viagens oficiais ao estrangeiro quando se trata de curtas deslocações, passando apenas a prever-se que o Parlamento seja informado previamente.

A proposta do PSD é recebida com indiferença à esquerda, que insiste na ideia de que não há razões para tal.

O deputado do PS. Pedro Bacelar de Vasconcelos, constitucionalista, disse ao Público que “seria um exagero pensar que alguns problemas que o desenvolvimento da democracia tem experimentado tenham como causa a Constituição – bem pelo contrário”.

Já o BE e PCP subscrevem o cenário de não haver “qualquer razão premente” para uma revisão mas, se ela acontecer, admitem apresentar contrapropostas para “defender” normas que sejam atacadas.

Durante esta legislatura, o deputado do Chega foi o único que já tentou fazer alterações à Constituição.

No entanto, as considerações mais extremistas avançadas por André Ventura, têm sido afastadas pelos outros partidos.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …