PS sobe nas sondagens e PSD continua em queda

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-Ministro António Costa

O PS está a subir no barómetro mensal da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, enquanto que o PSD mantém a tendência de diminuição e atinge o seu valor mais baixo de 2016.

Um ano depois das legislativas, o PS está à frente nas intenções de voto, arrecadando 36,3% dos votos – o partido cresceu 0,3 pontos percentuais face à última sondagem.

O PS apresenta o melhor resultado desde as eleições legislativas, mas o PSD regista a pior leitura deste ano (30,7%), tendo perdido 1,4 pontos percentuais.

O PSD e o PAN – que regista uma queda para 1,3% – são os únicos partidos que descem no barómetro de outubro.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Bloco de Esquerda surge na sondagem como a terceira força política, arrecadando 9,5% das intenções de voto, mais 0,6 pontos percentuais do que na última sondagem – o maior crescimento entre todos os partidos políticos.

A CDU subiu 0,2, estando agora com 8,3% das intenções de voto, e o CDS sobe 0,1 pontos percentuais, atingindo os 7%.

Quanto aos líderes dos principais partidos, a situação é semelhante – António Costa subiu três décimas em relação ao mês passado (29,9%) e Pedro Passos Coelho perde popularidade (16,6%).

Catarina Martins é a líder partidária que regista o maior aumento de opiniões positivas, tendo subido 1,1 pontos percentuais.

O melhor saldo é o de Marcelo Rebelo de Sousa, de 58,4 pontos, mais sete décimas do que na última sondagem.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto o senhor Costa e os seus mentores continuarem a fabricar lugares para mais funcionários públicos, a colocar milhares de professores a tempo zero, a diminuir os alunos por turma, a sobrecarregar os contribuintes com os prejuízos dos transportes públicos, a reprivatizar, a aumentar o número dos subsidio-dependentes e a criar desgraçados, naturalmente que as intenções de voto no PS vão aumentar.

  2. Ena!! Tantos tiros nos pés… 🙂
    Professores a tempo zero e menos alunos por turma? Loooooool. Não será mais o contrário? Se se reduzem alunos por turma logo, colocam-se professores com horário, mas não com zero horas de trabalho.
    “Reprivatizar”? Loooooooool. Acha? Sabe o que quer dizer REPRIVATIZAR? É o contrario de ESTATIZAR.
    Aumentar o numero de subsidio dependentes e desgraçados? Acha? É que o numero de desempregados até baixou. Sabia? Não me parece.
    Criaram mais funcionários publicos? Diga lá onde foi desencantar isso! Quando diz “mais” suponho que tenha um numero de base comparativo para poder afirmar que foram “mais”. Por acaso não se está a referir ao numero vergonhoso de “tachos” criados por Passos Coelho em 2015, a menos de 1 mês de sair do poleiro e já sem poder legislativo? Deve ser.
    Que confusão que para aí vai senhor…
    As intenções de voto estão a demonstrar que as pessoas, repito, as pessoas, que é o que interessa verdadeiramente, estão a perceber que este governo está a repôr rendimentos e a permitir as pessoas respirarem um pouco mais. Nem todos os indicadores são bons, é verdade, mas nem um ano completo de governo ainda têm. Uma coisa é certa, que estão a distribuir melhor os sacrificios só gente cega ou fanática ideológicamente é que não vê. Haja paciência!

  3. Tem lógica. A fila dos pretendentes aos jobs for de boys e job for de man’s está engrossando. E a safa de quem quer levar a vida, parece ser a de apoiar quem está no poleiro. Assim não custa governar. É preciso dinheiro? Carrega-se nos burros. Quando eles nada tiverem depois dá-se-lhe tudo. Um barco à deriva, é o que isto é. Ou uns ou outros, vai dar tudo ao mesmo, é só retórica.

RESPONDER

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …