PS sobe nas sondagens e PSD continua em queda

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-Ministro António Costa

O PS está a subir no barómetro mensal da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, enquanto que o PSD mantém a tendência de diminuição e atinge o seu valor mais baixo de 2016.

Um ano depois das legislativas, o PS está à frente nas intenções de voto, arrecadando 36,3% dos votos – o partido cresceu 0,3 pontos percentuais face à última sondagem.

O PS apresenta o melhor resultado desde as eleições legislativas, mas o PSD regista a pior leitura deste ano (30,7%), tendo perdido 1,4 pontos percentuais.

O PSD e o PAN – que regista uma queda para 1,3% – são os únicos partidos que descem no barómetro de outubro.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Bloco de Esquerda surge na sondagem como a terceira força política, arrecadando 9,5% das intenções de voto, mais 0,6 pontos percentuais do que na última sondagem – o maior crescimento entre todos os partidos políticos.

A CDU subiu 0,2, estando agora com 8,3% das intenções de voto, e o CDS sobe 0,1 pontos percentuais, atingindo os 7%.

Quanto aos líderes dos principais partidos, a situação é semelhante – António Costa subiu três décimas em relação ao mês passado (29,9%) e Pedro Passos Coelho perde popularidade (16,6%).

Catarina Martins é a líder partidária que regista o maior aumento de opiniões positivas, tendo subido 1,1 pontos percentuais.

O melhor saldo é o de Marcelo Rebelo de Sousa, de 58,4 pontos, mais sete décimas do que na última sondagem.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto o senhor Costa e os seus mentores continuarem a fabricar lugares para mais funcionários públicos, a colocar milhares de professores a tempo zero, a diminuir os alunos por turma, a sobrecarregar os contribuintes com os prejuízos dos transportes públicos, a reprivatizar, a aumentar o número dos subsidio-dependentes e a criar desgraçados, naturalmente que as intenções de voto no PS vão aumentar.

  2. Ena!! Tantos tiros nos pés… 🙂
    Professores a tempo zero e menos alunos por turma? Loooooool. Não será mais o contrário? Se se reduzem alunos por turma logo, colocam-se professores com horário, mas não com zero horas de trabalho.
    “Reprivatizar”? Loooooooool. Acha? Sabe o que quer dizer REPRIVATIZAR? É o contrario de ESTATIZAR.
    Aumentar o numero de subsidio dependentes e desgraçados? Acha? É que o numero de desempregados até baixou. Sabia? Não me parece.
    Criaram mais funcionários publicos? Diga lá onde foi desencantar isso! Quando diz “mais” suponho que tenha um numero de base comparativo para poder afirmar que foram “mais”. Por acaso não se está a referir ao numero vergonhoso de “tachos” criados por Passos Coelho em 2015, a menos de 1 mês de sair do poleiro e já sem poder legislativo? Deve ser.
    Que confusão que para aí vai senhor…
    As intenções de voto estão a demonstrar que as pessoas, repito, as pessoas, que é o que interessa verdadeiramente, estão a perceber que este governo está a repôr rendimentos e a permitir as pessoas respirarem um pouco mais. Nem todos os indicadores são bons, é verdade, mas nem um ano completo de governo ainda têm. Uma coisa é certa, que estão a distribuir melhor os sacrificios só gente cega ou fanática ideológicamente é que não vê. Haja paciência!

  3. Tem lógica. A fila dos pretendentes aos jobs for de boys e job for de man’s está engrossando. E a safa de quem quer levar a vida, parece ser a de apoiar quem está no poleiro. Assim não custa governar. É preciso dinheiro? Carrega-se nos burros. Quando eles nada tiverem depois dá-se-lhe tudo. Um barco à deriva, é o que isto é. Ou uns ou outros, vai dar tudo ao mesmo, é só retórica.

RESPONDER

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …

Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos. O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os …

Neozelandês que partilhou vídeo do massacre de Christchurch condenado a 21 anos de prisão

Um neozelandês foi esta terça-feira condenado a 21 meses de prisão por ter partilhado o vídeo que o alegado autor do ataque em março contra duas mesquitas de Christchurch, que fez 51 mortos, transmitiu em …

Michel Platini detido por suspeitas de corrupção

Michel Platini foi detido, esta terça-feira, em Nanterre, nos subúrbios de Paris, pela polícia judiciária durante investigação sobre alegada corrupção na organização do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar. De acordo com a Mediapro, o …

Estados Unidos enviam mais mil militares para o Médio Oriente para "monitorizar" ações do Irão

Após o anúncio do Irão, de que vai recomeçar o enriquecimento de urânio para fins militares, os Estados Unidos decidiram enviar mais mil militares para o Médio Oriente. Os Estados Unidos decidiram enviar cerca de mil …