PS sobe nas sondagens e PSD continua em queda

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-Ministro António Costa

O PS está a subir no barómetro mensal da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, enquanto que o PSD mantém a tendência de diminuição e atinge o seu valor mais baixo de 2016.

Um ano depois das legislativas, o PS está à frente nas intenções de voto, arrecadando 36,3% dos votos – o partido cresceu 0,3 pontos percentuais face à última sondagem.

O PS apresenta o melhor resultado desde as eleições legislativas, mas o PSD regista a pior leitura deste ano (30,7%), tendo perdido 1,4 pontos percentuais.

O PSD e o PAN – que regista uma queda para 1,3% – são os únicos partidos que descem no barómetro de outubro.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Bloco de Esquerda surge na sondagem como a terceira força política, arrecadando 9,5% das intenções de voto, mais 0,6 pontos percentuais do que na última sondagem – o maior crescimento entre todos os partidos políticos.

A CDU subiu 0,2, estando agora com 8,3% das intenções de voto, e o CDS sobe 0,1 pontos percentuais, atingindo os 7%.

Quanto aos líderes dos principais partidos, a situação é semelhante – António Costa subiu três décimas em relação ao mês passado (29,9%) e Pedro Passos Coelho perde popularidade (16,6%).

Catarina Martins é a líder partidária que regista o maior aumento de opiniões positivas, tendo subido 1,1 pontos percentuais.

O melhor saldo é o de Marcelo Rebelo de Sousa, de 58,4 pontos, mais sete décimas do que na última sondagem.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto o senhor Costa e os seus mentores continuarem a fabricar lugares para mais funcionários públicos, a colocar milhares de professores a tempo zero, a diminuir os alunos por turma, a sobrecarregar os contribuintes com os prejuízos dos transportes públicos, a reprivatizar, a aumentar o número dos subsidio-dependentes e a criar desgraçados, naturalmente que as intenções de voto no PS vão aumentar.

  2. Ena!! Tantos tiros nos pés… 🙂
    Professores a tempo zero e menos alunos por turma? Loooooool. Não será mais o contrário? Se se reduzem alunos por turma logo, colocam-se professores com horário, mas não com zero horas de trabalho.
    “Reprivatizar”? Loooooooool. Acha? Sabe o que quer dizer REPRIVATIZAR? É o contrario de ESTATIZAR.
    Aumentar o numero de subsidio dependentes e desgraçados? Acha? É que o numero de desempregados até baixou. Sabia? Não me parece.
    Criaram mais funcionários publicos? Diga lá onde foi desencantar isso! Quando diz “mais” suponho que tenha um numero de base comparativo para poder afirmar que foram “mais”. Por acaso não se está a referir ao numero vergonhoso de “tachos” criados por Passos Coelho em 2015, a menos de 1 mês de sair do poleiro e já sem poder legislativo? Deve ser.
    Que confusão que para aí vai senhor…
    As intenções de voto estão a demonstrar que as pessoas, repito, as pessoas, que é o que interessa verdadeiramente, estão a perceber que este governo está a repôr rendimentos e a permitir as pessoas respirarem um pouco mais. Nem todos os indicadores são bons, é verdade, mas nem um ano completo de governo ainda têm. Uma coisa é certa, que estão a distribuir melhor os sacrificios só gente cega ou fanática ideológicamente é que não vê. Haja paciência!

  3. Tem lógica. A fila dos pretendentes aos jobs for de boys e job for de man’s está engrossando. E a safa de quem quer levar a vida, parece ser a de apoiar quem está no poleiro. Assim não custa governar. É preciso dinheiro? Carrega-se nos burros. Quando eles nada tiverem depois dá-se-lhe tudo. Um barco à deriva, é o que isto é. Ou uns ou outros, vai dar tudo ao mesmo, é só retórica.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …