PS quase triplicou lucros em 2017. PSD teve forte prejuízo

Manuel De Almeida / LUSA

O PS fechou o ano de 2017 com um saldo positivo de 723 mil euros, mais 183,2% do que em 2016, em que tinha registado lucros de 255 mil euros. Já o PSD teve um prejuízo de 2,48 milhões de euros.

O Partido Socialista teve um saldo positivo de 723.463,49 euros durante o ano passado, mais 183,2% do que em 2016, quando tinha tido 255.460,14 euros.

Luís Patrão, secretário nacional do PS com pelouro da Administração e Finanças do partido, confirmou ao Público a tendência positiva atingida no ano passado pela primeira vez desde 2012, segundo o Relatório e Contas de 2017.

Luís Patrão sublinhou ainda que “o endividamento global reduziu-se em 1,9 milhões, dos quais 700 mil na dívida bancária e 1,2 milhões na dívida aos fornecedores”. Atualmente, a dívida do PS aos bancos ascende a dez milhões de euros, quando em 2016 era de 10,7 milhões, e a dívida aos fornecedores é de 1,2 milhões quando há um ano era de 2,4 milhões.

O partido seguiu uma política de “redução de gastos”, traduzindo-se numa diminuição nas compras de bens e serviços externos, bem como nas despesas com o pessoal. Os rendimentos ficaram-se, em 2017, pelos 7,9 milhões de euros e as despesas fixaram-se nos 7,2 milhões.

Pelo contrário, o PSD apresentou, no ano passado, um prejuízo de 2,48 milhões de euros, um prejuízo de mais de 38% em relação ao ano anterior. O passivo do partido aumentou de 8,4 milhões de euros em 2016 para 14,4 milhões em 2017.

Neste resultado, escreve o Público, terão pesado os encargos do partido nas eleições autárquicas. O líder do PSD, Rui Rio, garantiu que grande parte da dívida do partido “tem a ver com a própria lei de financiamento, em que os partidos a nível central têm muita dificuldade, se não uma incompleta impossibilidade, de controlar as despesas que em campanhas eleitorais são feitas localmente”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Luís Patrão sublinhou ainda que “o endividamento global reduziu-se em 1,9 milhões, dos quais 700 milhões na dívida bancária e 1,2 milhões na dívida aos fornecedores”.
    Isso é que é saber fazer contas sr jornalista…lololol…quem de 1.9 milhões tira 700 milhões nem o mágico Luis de Matos faz melhor…lololol

    • Caro Jose sousa,
      O sr jornalista não fez contas, limitou-se a fazer uma citação. Mas presume que o autor (ou a fonte que o cita) tivesse querido dizer 700 mil. 🙂

  2. devia ser obrigatorio uma maior transparencia nas contas dos partidos e todos os movimentos financeiros ,disponibilizados a consulta publica ,pois afinal muito pouca gente sabe de onde chega todo esse dinheiro e para onde vai ?

RESPONDER

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …