Socialistas “embaraçados” com Comissão Nacional em distrital com líder condenado

1

António Cotrim / Lusa

O PS vai reunir-se em Coimbra, precisamente onde o líder da Federação distrital socialista foi recentemente condenado a uma pena suspensa de quatro anos de prisão.

Naquela que é a primeira Comissão Nacional depois da série de “casos e casinhos” que abalaram o Governo nos últimos tempos, os socialistas vão reunir-se em Coimbra.

Nuno Moita, presidenta da Federação distrital do PS/Coimbra, foi recentemente condenado pelo crime de participação económica em negócio a uma pena suspensa de quatro anos de prisão.

O processo está relacionado com a atribuição de obras por ajuste direto a uma empresa de Condeixa, quando era administrador do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, entre 2009 e 2012.

Segundo a revista Sábado, Nuno Moita terá intervindo na atribuição de obras a sociedades às quais estava ligado um amigo seu, o empresário Armindo Marto.

As empreitadas na base das suspeitas, segundo o Notícias de Coimbra, consistiram em trabalhos de reabilitação no Palácio de Justiça de Elvas, na Direção-Geral de Reinserção Social de Faro, no Palácio da Justiça da Lourinhã, num Centro Educativo (Bela Vista, Lisboa) e no Palácio da Justiça de Vila Nova de Gaia.

Na versão do Ministério Público, as obras terão sido prejudiciais para o erário público, que remete para “perdas de, pelo menos, 151.000 euros”.

O Tribunal da Comarca de Lisboa decidiu não aplicar a sanção acessória de perda do mandato a Nuno Moita, apesar de este ser atualmente presidente da Câmara de Condeixa.

Carlos César enviou a convocatória para a Comissão Nacional do PS no dia 5 de janeiro, precisamente no dia em que Nuno Moita foi condenado. Entre os socialistas, há quem veja com embaraço a realização do encontro numa distrital com um líder condenado.

O autarca pode ainda recorrer da condenação para o Tribunal da Relação.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.