Província indonésia vai chicotear os homossexuais em privado (para não perder investimentos)

Hotli Simanjunta / EPA

A mudança de protocolo no estado de Aceh segue a atenção dos meios de comunicação internacionais depois de dois homens terem sido submetidos a punição corporal por violar a proibição da Sharia contra a homossexualidade.

Dois meses depois de ter condenado a 83 chicotadas dois indonésios por serem homossexuais, o governador da província Aceh está a considerar fazer com que tais ataques sejam privados, para evitar a atenção negativa dos meios de comunicação e evitar impactos adversos em investimentos externos, conta o The Independent.

As mudanças propostas na província de Aceh provocaram agitação na Indonésia desde que os jornais locais deram conta de que o presidente Joko Widodo se encontrou com o recém-governador, Irwandi Yusuf, para discutir formas de melhorar a imagem internacional da província.

Numa entrevista aos jornais locais, o vice-governador Nova Iriansyah disse que, devido à atenção internacional sobre os castigos públicos “vamos minimizar a cobertura da imprensa e realizá-la dentro das prisões. Agora está na frente da mesquita, logo após as preces de sexta-feira”. “O governo tem razão: temos de fazer alguma coisa”.

Em declarações, o gabinete do governador enfatizou a natureza provisória das discussões para acabar com as ações públicas, observando que a decisão exigia a aprovação de estudiosos muçulmanos e da legislatura de Aceh.

Mesmo que a província indonésia considere mover os flagelos públicos para ambientes fechados, um estado altamente conservador na vizinha Malásia, Kelantan, aprovou uma lei que permite que este se tornasse o primeiro estado no país a realizar as chicotadas públicas. Atualmente, as chibatadas, na Malásia, são feitas em privado, muitas vezes em estaleiros de prisão e longe de multidões.

Nos dias de hoje, em Aceh, grandes multidões reúnem-se para assistir enquanto os condenados são agredidos publicamente, num evento que se assemelha a um espetáculo medieval. Os críticos de deste tipode espetácculos disseram que estar felizes em ouvir que a punição poderá ser eliminada.

“Isso significa que ninguém voltará a ser humilhado publicamente”, disse Ratna Sari, chefe da Women’s Solidarity, Aceh, um grupo progressista. Ainda assim, Ratna disse que este era apenas um “pequeno passo em frente“, uma vez que as agressões serão conduzidas fora de vista.

Dois homens acusados ​​de ter relações sexuais entre si foram condenados em maio a 83 chocotadas em público, o primeiro caso de pessoas a ser punidas por homossexualidade naquela província sob uma versão restrita da lei da Shariah.

As sentenças alarmaram os ativistas dos direitos humanos, que viram a punição como um desenvolvimento perigoso em Aceh, uma província semi-autónoma na ponta norte da ilha de Sumatra.

Uma das províncias mais pobres da Indonésia, um legado da guerra civil de três décadas com Jacarta, recebeu comparativamente pouco investimento dos conglomerados de Jacarta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …