Eis o provável onze de Portugal frente à Espanha — com duas ausências dos convocados

Com Gonçalo Ramos e Pedro Neto fora dos convocados, este é o provável onze que Portugal poderá apresentar frente à Espanha esta noite.

O selecionador Fernando Santos não avançou nada relativamente ao ‘onze’ para o encontro com a Espanha, como habitualmente, garantindo, porém, que tem “confiança absoluta” em todos — daí terem sido convocados — e que todos estão “confortáveis” na “família” que é a seleção.

“Não podem é jogar todos”, lembrou, mostrando-se também confiante de que o relvado vai estar em boas condições, depois de ambas as equipas terem optado por não o utilizar nos treinos de hoje, escolhendo relvados secundários do Municipal de Braga.

Gonçalo Ramos e Pedro Neto, avançados do Benfica e do Wolverhampton, ficaram de fora da lista de 23 jogadores chamados por Fernando Santos. A confirmação foi dada pela UEFA ao divulgar a lista oficial dos convocados.

O onze inicial de Portugal deverá contar com Diogo Costa na baliza; João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira e Nuno Mendes na defesa; Rúben Neves, William Carvalho e Bruno Fernandes no meio-campo; Bernardo Silva e Rafael Leão nas alas, e Cristiano Ronaldo na ponta do tridente ofensivo.

Fernando Santos reconheceu a “grande qualidade” da Espanha, mas frisou que Portugal tem se “focar em si próprio” e em ganhar, no decisivo embate de terça-feira do Grupo A2 da Liga das Nações em futebol.

O técnico luso desvalorizou o facto de o empate servir, até porque, nas últimas duas vezes que isso aconteceu, as coisas não correram bem, com desaires caseiros com a França, na anterior Liga das Nações, e com a Sérvia, na corrida ao Mundial2022.

“À terceira é de vez”, frisou Fernando Santos, dando a receita para o jogo: “Estamos sempre mais perto da vitória, que é o que procuramos em todos os jogos, se nos focarmos no que temos de fazer, se nos focarmos em nós próprios”.

De acordo com o selecionador luso, que disse ter “25 jogadores para utilizar”, ultrapassados os problemas físicos de Danilo Pereira e João Félix, não se trata de qualquer postura “narcisista”.

“Temos de ter humildade, mas sabendo das nossas capacidades, do nosso potencial. Temos de estar focados e de ser agressivos”, disse Fernando Santos, prometendo: “Portugal vai jogar como sempre jogou, não vai mudar nada”.

O selecionador luso espera, porém, dificuldades, face a uma Espanha que vem de um inesperado desaire caseiro com a Suíça (1-2), que promoveu Portugal à liderança do Grupo A2 da Liga das Nações, a uma ronda do final.

“A Espanha vai ser igual, pois joga sempre para ganhar. Desde 2008 que o seu padrão de jogo é o mesmo, embora com algumas variantes, tendo em conta as características dos jogadores. Tem sempre a mesma filosofia e joga sempre ganhar”, explicou.

Fernando Santos deixou claro que está identificado com o “4-3-3 mais clássico dos espanhóis”, uma “grande equipa, com grande qualidade a maturidade”, que, “em qualquer circunstância viria para ganhar”.

“Estamos motivados, até porque é sempre motivante podermos chegar a fases finais”, afirmou, rejeitando qualquer pressão especial: “Estes jogadores jogam sempre para ganhar, para ser campeões. Sabemos viver bem com a pressão e, felizmente, temos conseguido resultados”.

“Portugal tem jogadores mais feitos que esta Espanha”

O selecionador espanhol espera que Portugal mude na terça-feira, em Braga, “três ou talvez quatro” futebolistas em relação ao onze que goleou sábado a Chéquia.

“Não sei se vai haver mudanças, mas penso que haverá três ou talvez quatro. Penso que [Fernando Santos] mudará os laterais, até porque o Cancelo não jogou”, disse Luis Enrique, deixando claro: “Os indiscutíveis vão jogar todos, de certeza”.

Na conferência de imprensa de antevisão, o técnico da ‘roja’ elogiou Portugal e disse esperar muitas dificuldades.

“Portugal é uma seleção muito talentosa, com individualidades e poder físico. Conquistou coisas importantes, nomeadamente o Europeu [de 2016]. E, das suas categorias inferiores, saem sempre bons jogadores, como acontece em Espanha”, explicou.

De acordo com Luis Enrique, Portugal é hoje, porém, uma seleção com “jogadores mais feitos”, que atuam como “titulares em equipas da Premier League e da Liga espanhola”.

Quanto à Espanha, o técnico fala de uma “mudança geracional” e lembra que sete dos jogadores que convocou para os embates com a Suíça (derrota por 2-1) e Portugal poderiam disputar o próximo campeonato da Europa de sub-21.

Ainda assim, Luis Enrique sabe que, mesmo nesta fase, é preciso conseguir resultados e, para os conseguir, é necessário que “não haja dúvidas” em quem comanda.

“Isto é futebol. Ganhámos na Suíça, que então não perdia em casa há muito tempo, e isso agora aconteceu-nos a nós. Temos tido um trajeto muito positivo, e temos de aceitar cada derrota como mais um passo no nosso caminho”, afirmou.

O desaire com a Suíça não afastou a Espanha da ‘final four’, mas obriga a vencer terça-feira em Braga.

“É uma final, que necessitamos de ganhar. É muito positivo chegar a esta jornada nesta situação. Não vamos especular, pois nunca o fazemos. É uma situação que motiva e estou seguro de que vamos estar à altura, que vamos competir”, prometeu.

Ainda assim, Luis Enrique não esqueceu que, nos anteriores três confrontos com Portugal, não conseguiu esse objetivo, ficando-se por outras tantas igualdades.

“Foram três bons jogos. Não fomos capazes de ganhar nenhum deles, nem Portugal. Penso que vai ser na mesma linha. Vamos tentar controlar, ter o domínio e a posse de bola, sabendo que temos de defender bem”, disse.

Quanto ao ‘onze’, disse aos jornalistas para o tentarem adivinhar, adiantando, porém, na questão do ‘9’, que “independentemente de quem jogue, tem que fazer o mesmo, ocupar os mesmos espaços”.

“Decidiremos amanhã [terça-feira]”, atirou o selecionador espanhol, recusando qualquer problema da Espanha com as bolas paradas, depois de ter sido dessa forma — após cantos — que os suíços marcaram por duas vezes em Saragoça, ou que a sua equipa tenha como ponto débil a defesa.

Além de vencer, com o ‘onze’ que espera possa “criar mais dificuldades a Portugal”, Luis Enrique acredita também — num “estádio bonito, diferente dos outros” — que o relvado esteja em “bom estado”, depois de ambas as equipas o terem “preservado”, não treinando hoje no recinto.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.