Provas finais no 9º ano vão voltar, mas sem peso na média. No secundário mantêm-se

1

(CV) YouTube/CNN

Os exames no 9º ano vão voltar, mas sem contarem para a avaliação final. Os resultados serão usados para se perceber o impacto da pandemia nas aprendizagens das crianças.

Segundo avança o Público, os estudantes do 9º ano vão voltar a fazer provas finais de ciclo já este ano lectivo, tal como acontecia antes da pandemia — mas os resultados não vão contar para a média final.

A ideia do Governo é apenas aferir qual o impacto da pandemia na aprendizagem as crianças. Segundo a proposta de decreto-lei a que o Público teve acesso, o executivo defende que a recuperação dos exames permite “sublinhar a importância que a avaliação de âmbito nacional configura para os processos de monitorização da qualidade do sistema educativo”.

Os resultados vão ainda ser tidos em conta no Plano de Recuperação de Aprendizagens que foi apresentado no final do ano lectivo passado. A primeira fase das provas está marcada para entre 17 e 23 de Junho.

Já no ensino secundário, vão manter-se as mesmas regras dos últimos dois anos, com os alunos apenas a fazer exames às disciplinas de que precisam para o acesso ao ensino superior, com o Governo a considerar que ainda não se voltou à “tão desejada normalidade” durante este ano lectivo para que os exames possam voltar ao formato pré-pandemia.

A versão final do decreto-lei deve ser aprovada na próxima reunião do Conselho de Ministros, que terá lugar na quinta-feira. Espera-se que seja divulgado também na quinta um parecer da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) sobre as regras de acesso às universidades e politécnicos, que também não devem mudar em relação aos últimos dois anos.

O documento não faz nenhuma referência às provas de aferição que são realizadas no 2º, 5º e 8º anos, que também servem apenas para se avaliar os níveis de conhecimento dos alunos e não pesam para a avaliação.

Nos últimos dois anos, as provas de aferição foram suspensas, mas podem regressar este ano, com a situação pandémica mais controlada que temos actualmente. Estas provas estão marcadas para entre 2 e 11 de Maio e podem prolongar-se até 20 de Junho.

ZAP //

1 Comment

  1. A comédia continua, desde o 25 de abril nunca mais encontraram o caminho certo para o ensino! Mudanças constantes em nada contribuem para o sucesso!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.