/

Encontradas provas da existência dos únicos dinossauros da Irlanda do Norte

National Museums Northern Ireland

Os únicos ossos de dinossauros já encontrados na ilha da Irlanda foram formalmente confirmados pela primeira vez por uma equipa de especialistas da Universidade de Portsmouth e da Queen’s University of Belfast.

Os restos mortais foram encontrados em Islandmagee, uma península na costa leste do condado de Antrim, na Irlanda do Norte.

“Esta é uma descoberta extremamente significativa. A grande raridade de tais fósseis aqui é porque a maioria das rochas da Irlanda do Norte são da idade errada para os dinossauros, ou muito velhas ou muito jovens, tornando quase impossível confirmar que existiram dinossauros nessas costas”, explica o autor principal do estudo, Michael Simms.

Os arqueólogos pensaram que os ossos pertenciam a um único dinossauro, mas ficaram surpreendidos ao perceber que pertenciam a dois dinossauros completamente diferentes.

De acordo com o Tech Explorist, um dos ossos é parte de um fémur de um Scelidossauro, enquanto o outro é parte da tíbia de um Sarcossauro. Os resultados do estudo foram publicados, em novembro, na revista científica Proceedings of the Geologists’ Association.

Apesar de fragmentários, estes osso oferecem uma nova visão “sobre um período crucial na evolução dos dinossauros, há cerca de 200 milhões de anos“, esclarece o coautor Robert Smyth. “É nessa época que os dinossauros realmente começam a dominar os ecossistemas terrestres do mundo”, acrescenta.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.