Para provar que a Terra é plana, “Mad” Hughes vai lançar-se de foguetão caseiro

Si2 / Deviant Art

Mike Hughes quer provar a Terra é plana

Há pessoas que acreditam tanto nas suas causas que arriscariam a vida por elas. Esse é o caso de Mike Hughes, um cientista auto-didata que se vai lançar de um foguete caseiro para provar a Terra é plana.

Esta não é a primeira vez que alguém arrisca a sua vida para provar que a causa em que acredita está correta.

Mas mesmo assim continua a ser assustador, ou até mesmo preocupante, ler notícias como esta do entusiasta da “teoria da Terra Plana”, “Mad” Mike Hughes, o cientista autodidata de 61 anos que está a planear o seu primeiro lançamento de um foguete caseiro para provar que uma conspiração de astronautas fabricou a forma do planeta.

No próximo sábado, Hughes pretende lançar-se a 805 km/h até uma altura de 549 metros por 1,6 km de comprimento através do Deserto de Mojave, na Califórnia, num foguete construído pelo próprio com material de sucata, aterrando de paraquedas.

Assumindo que não morre, a jornada de Hughes marcará apenas a primeira fase do ambicioso programa espacial do grupo “Research Flat Earth” (algo como “Pesquisa da Terra Plana”).

O quê ou como Hughes o vai provar, ninguém sabe.

Embora não haja nenhuma hipótese que explique qual o aspeto da Terra Plana, muitos crentes imaginam um disco plano rodeado por gelo do mar, que naturalmente mantém os oceanos no seu lugar. O que está além do gelo do mar, se se provar, está por descobrir.

Hughes, um motorista de limusine, tem um histórico de aventuras com resultados mistos. Segundo o portal Ars Technica, o entusiasta detém o recorde mundial Guinness reconhecido em 2002 por saltar cerca de 31 metros numa limusine.

O homem também já sobreviveu a um voo de foguete tripulado em 2014, no qual alcançou uma altitude de 418 metros e percorreu cerca de 250 metros, mas passou três dias a recuperar das pressões exercidas pela força gravitacional e duas semanas a andar de muletas.

Tudo isso baseado na tecnologia da boa e velha Terra redonda, visto que só recentemente Hughes se tornou adepto da conspiração da moda deste ano.

Contraditoriamente, Hughes alegou “não acreditar na ciência”, e disse que ainda tinha muito para aprender sobre a ciência dos foguetes, apesar de possuir conhecimentos de aerodinâmica e dinâmica dos fluidos.

Em entrevistas a colegas também crentes da Terra Plana, Hughes concordou com noções conspiratórias do tipo “a NASA está nos enganando” e “Elon Musk faz foguetes falsos”.

Hughes prometeu à comunidade que ia expor a mentira com o foguete de sucata, que será lançado a partir de Amboy, uma cidade abandonada no deserto.

O entusiasta não será capaz de testar o foguete antes, e, mesmo que o lançamento seja um sucesso, já prometeu aos seus patrocinadores outro ainda mais arriscado no próximo ano.

“É muito assustador, mas nenhum de nós vai sair vivo deste mundo”, disse Hughes à Associated Press. Ironicamente, ao invés de defender uma conspiração, Hughes pode acabar por morrer em nome da ciência.

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus……………………………………

    Bom… É deixá-lo. O homem é livre, desde que o foguetão não não se despenhe nos cornos de ninguém.

  2. Se calhar, digo eu que não sei nada, bastava viajar em linha recta num aviãozito. Tipo, a volta ao mundo em 80 dias, mas com um avião em vez de um balão. Enfim! Se calhar tem medo de cair quando o disco
    acabar.

  3. Quando renomados arquitetos, engenheiros civis, engenheiros metalúrgicos, engenheiros químicos, professores doutores de diversas universidades questionaram a forma como os edifícios WTC1, WTC2 e WTC7 caíram e fizeram o movimento <>. https://www.youtube.com/watch?v=IYUYya6bPGw
    Pois é depois desse fato, os serviços de inteligência americanos começaram a reforçar o discurso da TEORIA DA CONSPIRAÇÃO financiando esses doidos para desviar o assunto, ou misturando aquele estudo sério com esses factóides malucos de terra plana, e planetas nabirus e outras maluquices, colocando tudo como TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

RESPONDER

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …