Para provar que a Terra é plana, “Mad” Hughes vai lançar-se de foguetão caseiro

Si2 / Deviant Art

Mike Hughes quer provar a Terra é plana

Há pessoas que acreditam tanto nas suas causas que arriscariam a vida por elas. Esse é o caso de Mike Hughes, um cientista auto-didata que se vai lançar de um foguete caseiro para provar a Terra é plana.

Esta não é a primeira vez que alguém arrisca a sua vida para provar que a causa em que acredita está correta.

Mas mesmo assim continua a ser assustador, ou até mesmo preocupante, ler notícias como esta do entusiasta da “teoria da Terra Plana”, “Mad” Mike Hughes, o cientista autodidata de 61 anos que está a planear o seu primeiro lançamento de um foguete caseiro para provar que uma conspiração de astronautas fabricou a forma do planeta.

No próximo sábado, Hughes pretende lançar-se a 805 km/h até uma altura de 549 metros por 1,6 km de comprimento através do Deserto de Mojave, na Califórnia, num foguete construído pelo próprio com material de sucata, aterrando de paraquedas.

Assumindo que não morre, a jornada de Hughes marcará apenas a primeira fase do ambicioso programa espacial do grupo “Research Flat Earth” (algo como “Pesquisa da Terra Plana”).

O quê ou como Hughes o vai provar, ninguém sabe.

Embora não haja nenhuma hipótese que explique qual o aspeto da Terra Plana, muitos crentes imaginam um disco plano rodeado por gelo do mar, que naturalmente mantém os oceanos no seu lugar. O que está além do gelo do mar, se se provar, está por descobrir.

Hughes, um motorista de limusine, tem um histórico de aventuras com resultados mistos. Segundo o portal Ars Technica, o entusiasta detém o recorde mundial Guinness reconhecido em 2002 por saltar cerca de 31 metros numa limusine.

O homem também já sobreviveu a um voo de foguete tripulado em 2014, no qual alcançou uma altitude de 418 metros e percorreu cerca de 250 metros, mas passou três dias a recuperar das pressões exercidas pela força gravitacional e duas semanas a andar de muletas.

Tudo isso baseado na tecnologia da boa e velha Terra redonda, visto que só recentemente Hughes se tornou adepto da conspiração da moda deste ano.

Contraditoriamente, Hughes alegou “não acreditar na ciência”, e disse que ainda tinha muito para aprender sobre a ciência dos foguetes, apesar de possuir conhecimentos de aerodinâmica e dinâmica dos fluidos.

Em entrevistas a colegas também crentes da Terra Plana, Hughes concordou com noções conspiratórias do tipo “a NASA está nos enganando” e “Elon Musk faz foguetes falsos”.

Hughes prometeu à comunidade que ia expor a mentira com o foguete de sucata, que será lançado a partir de Amboy, uma cidade abandonada no deserto.

O entusiasta não será capaz de testar o foguete antes, e, mesmo que o lançamento seja um sucesso, já prometeu aos seus patrocinadores outro ainda mais arriscado no próximo ano.

“É muito assustador, mas nenhum de nós vai sair vivo deste mundo”, disse Hughes à Associated Press. Ironicamente, ao invés de defender uma conspiração, Hughes pode acabar por morrer em nome da ciência.

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus……………………………………

    Bom… É deixá-lo. O homem é livre, desde que o foguetão não não se despenhe nos cornos de ninguém.

  2. Se calhar, digo eu que não sei nada, bastava viajar em linha recta num aviãozito. Tipo, a volta ao mundo em 80 dias, mas com um avião em vez de um balão. Enfim! Se calhar tem medo de cair quando o disco
    acabar.

  3. Quando renomados arquitetos, engenheiros civis, engenheiros metalúrgicos, engenheiros químicos, professores doutores de diversas universidades questionaram a forma como os edifícios WTC1, WTC2 e WTC7 caíram e fizeram o movimento <>. https://www.youtube.com/watch?v=IYUYya6bPGw
    Pois é depois desse fato, os serviços de inteligência americanos começaram a reforçar o discurso da TEORIA DA CONSPIRAÇÃO financiando esses doidos para desviar o assunto, ou misturando aquele estudo sério com esses factóides malucos de terra plana, e planetas nabirus e outras maluquices, colocando tudo como TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

RESPONDER

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …