/

Descoberta primeira prova da existência de profeta bíblico lendário

1

Web Gallery of Art / Wikimedia

Profeta Isaías

O Profeta bíblico Isaías segundo o pintor Raffaello

A figura bíblica Isaías, que profetizou a chegada do Messias, pode ter sido uma pessoa real. Os investigadores encontraram um selo de argila antigo do tempo em que o profeta terá vivido com o seu nome inscrito.

Com o nome “bulla“, o selo foi recuperado de um lixo com 2700 anos em Ofel, uma estreita passagem no sul de Jerusalém, datado do ano 8 a.C. e está inscrito o nome do profeta judeu.

Foi encontrado a apenas 3 metros do mesmo local onde a “bulla” do Rei Ezequias, de quem Isaías seria um conselheiro, estava em 2015.

“Aparentemente descobrimos um selo impresso, que pode ter pertencido ao profeta Isaías, num escavação arqueológica e científica”, disse Eilat Mazar da Universidade Hebraica em Jerusalém, que liderou a pesquisa. “Se for esse o caso, então não seria surpresa termos encontrado perto de onde onde foi encontrada a ‘bulla’ do Rei Ezequias”.

Infelizmente partida, a “bulla” tem cerca de um centímetro de diâmetro, estampada com o nome Yesha’yah[u] – Isaías em hebraico. A seguir, estavam as letras NBY, as primeiras três letras utilizadas para a sigla de profeta em hebraico: nun-beit-yod-aleph.

Na sua total composição, no selo deveria ler-se “Profeta Isaías“. “A ausência desta carta final exige que deixemos em aberto a possibilidade de que poderia ser o nome Navi – profeta em hebraico. Mas o nome de Isaías é bastante claro”, disse Mazar.

O selo poderia ter pertencido a um outro Isaías daquele tempo, já que o nome era bastante comum naquele tempo. No entanto, se a “bulla” se referia de facto ao Profeta Isaías que aparece mencionado na bíblia, esta seria a primeira prova da existência do profeta – fora dos textos religiosos.

(dv) Ouria Tadmor/Eilat Mazar

O autor do Livro de Isaías, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia, não é claro, mas a forma como é retratado mostrava-o como alguém muito próximo do Rei Ezequias entre 727 e 698 antes de Cristo. Foi o Profeta Isaías, de acordo com a Bíblia, quem aconselhou Ezequias a resistir ao povo dos assírios, prevenindo a invasão de Jerusalém através da intervenção divina.

Apesar de a “bulla” não constituir uma prova definitiva de que Isaías existiu, esta continua a ser uma descoberta notável, explicou Mazar. A sua proximidade com a “bulla” de Ezequias e o facto de que só pessoas de elevado estatuto usavam “bulla”, abre uma possibilidade muito plausível de que o selo tenha pertencido ao Isaías bíblico.

Além disso, fascinantemente, no reverso do selo está uma impressão de tecido, o que indica que o sel foi utilizado para fechar uma embalagem de pano – e está marcado pela impressão digital, provavelmente de quem a fechou.

“A descoberta das estruturas reais do tempo do Rei Ezequias em Ofel é uma rara oportunidade de revelar vividamente este tempo específico da história em Jerusalém”, concluiu Mazar.

1 Comment

  1. Título: ‘Descoberta primeira prova da existência de profeta bíblico lendário’
    Depois lê-se no texto: ‘O selo poderia ter pertencido a um outro Isaías daquele tempo…’ e ‘Apesar de a “bulla” não constituir uma prova definitiva de que Isaías existiu…’
    Afinal, em que é que ficamos? Ou já estava escrito o título e tiveram preguiça de o rever ou é o chamado ‘clickbait’ (notícia sencionalista para gerar clicks).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.