Prova de matemática continua a não ter questões para os melhores alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) afirmou que a prova final do 3º Ciclo, realizada esta sexta-feira pelos alunos do 9º ano, continua a não ter questões que permitam distinguir os melhores alunos.

“Algumas perguntas poderiam ser mais desafiantes em alguns pontos”, disse à agência Lusa Fernando Pestana da Costa, da SPM.

À semelhança do ano anterior, a SPM frisou que a prova realizada hoje de manhã pelos alunos do 9º ano em primeira fase não tinha qualquer questão com maior grau de dificuldade.

“Talvez os resultados melhorem em relação ao ano passado, uma vez que a prova foi mais simples”, antecipou.

O especialista considerou que a prova cobre o programa e todas as matérias de um modo equilibrado, embora sendo mais simples do que no ano anterior.

A Associação de Professores de Matemática também considerou que a prova final realizada pelos alunos do 9º ano apresentou questões muito semelhantes aos anos anteriores e pouco desafiantes para conclusão de ciclo de ensino.

“Contém itens muito semelhantes a anos anteriores e há outros que são um bocadinho básicos, com conteúdos de ciclos anteriores, o que tenderá a melhorar os resultados dos exames”, disse à agência Lusa a presidente da Associação de Professores de Matemática, Lurdes Figueiral. “Não há praticamente análise e interpretação de dados, como o programa exige”, observou.

A professora frisou também que, pela primeira vez, este ano só foram admitidos nas provas da primeira fase os alunos em condições de transitar de ano, sendo os restantes remetidos para a segunda chamada.

“Estes dois fatores podem influenciar resultados positivos e não será muito rigoroso comparar as classificações com as do ano passado”, destacou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.